Educação

Alunos do programa GoiásTec recebem diploma de conclusão do Ensino Médio

Publicado

em

Solenidade marcou formatura da primeira turma do programa. Estudantes presentes representaram outros 1.569 formandos de 71 municípios goianos, onde estão implantadas as 93 escolas/polos do GoiásTec

Cerca de 200 estudantes da rede pública estadual receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio em cerimônia nesta quinta-feira (15/12), em Goiânia. A solenidade marcou a formatura das primeiras turmas do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos. Os alunos presentes na solenidade representaram outros 1.569 estudantes de 71 municípios goianos, onde estão implantadas as 93 escolas/polos do GoiásTec.

Lançado em 2020, o programa é uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a proposta de ampliar a oferta de Ensino Médio aos jovens que residem em localidades de difícil acesso ou onde existe déficit de professores em áreas específicas do conhecimento.

Nesse modelo os estudantes cumprem a mesma carga horária do Ensino Médio e vão à escola normalmente, mas as salas de aula são interativas, equipadas para o acesso às aulas transmitidas via satélite. As turmas são acompanhadas por um

Primeira turma do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos forma 1.569 formandos de 71 municípios goianos

Primeira turma do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos forma 1.569 formandos de 71 municípios goianos

professor mediador, que tem o papel de auxiliar os educandos e garantir a comunicação deles, via chat, com o professor no estúdio de gravação.

Escolhida para dar nome às primeiras turmas formadas, a secretária Fátima Gavioli afirmou que o plano é ampliar o programa. “Em 2024, nossa meta é levar o GoiásTec para todos os assentamentos do Estado onde houver estrutura para criar um polo ou uma sala de aula. E além do Ensino Médio, queremos ofertar também o Ensino Fundamental, de forma a acolher todos aqueles que desejam voltar a estudar, mas encontram barreiras pelo caminho”.

Planos
Um dos formandos é José Soares, de 48 anos, morador do povoado de Radiolândia, distante 32 km de Pirenópolis. Para ele, voltar a estudar, depois de 29 anos longe da escola, foi a concretização de um antigo sonho. “Participar desse programa me abriu a mente, mudou completamente a minha forma de pensar. Hoje vejo que tenho capacidade para seguir em frente e até me formar na faculdade”.

Na comunidade, José trabalha como gari, mas planeja começar um curso superior na área de administração ou logística. Após a conclusão do Ensino Médio, ele conta que está estimulado a buscar uma vida melhor para sua família. “Minha esposa e meus filhos estão muito orgulhosos do meu empenho e da minha conquista”, conclui.

Entre os formandos, uma que não conseguia esconder o entusiasmo era Leane Fernandes dos Santos, 18 anos, da comunidade Vão do Moleque, no município de Cavalcante. Aluna do Colégio Estadual Calunga I, foi uma das estudantes contempladas com o chromebook distribuído pelo Governo de Goiás. Leane disse que o equipamento foi essencial para seu bom desempenho nas aulas. Ela é a única entre os quatro irmãos a concluir o Ensino Médio. “E já estou pensando em começar logo meu curso de Engenharia Civil”, completa.

Da mesma forma que Leane, Reinaldo Francisco da Silva recebeu seu diploma de conclusão do Ensino Médio já com olhos voltados para a universidade. Filho de um casal de lavradores, ele nasceu e mora no povoado de Silvolândia, distante 20 km de São Luís dos Montes Belos.

Em 2020, Reinaldo foi eleito vereador e hoje representa sua comunidade na Câmara Municipal da cidade. Ele afirmou que foi o retorno aos estudos, por meio do GoiásTec, que despertou nele o desejo de concorrer às eleições. “Eu queria fazer alguma coisa para ajudar as pessoas do meu povoado. E voltar a estudar me fez ver que isso era possível, pois até então, eu me sentia travado pela falta de conhecimento”.

Foto: Seduc / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Educação

MEC e Secom realizam seminário para discutir educação midiática e digital

Publicados

em

Evento online trará exemplos práticos de escolas e terá lançamento de coletânea para formação de professores

Nesta terça-feira, 7 de maio, entre 15h e 17h, a Coordenação Geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC e a Coordenação Geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República realizam o seminário “Educação digital e Educação midiática”.

O evento, que ocorre de forma online com transmissão pelo Canal do Youtube do MEC e Plataforma Conviva da União Nacional dos Dirigentes Municipais – Undime, faz parte do “Ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”, do MEC, e tem como objetivo discutir a importância do eixo de cultura digital da BNCC/Computação e as intersecções com a temática da educação midiática. No evento será lançada uma coletânea de cursos sobre Educação Midiática realizados por Organizações da Sociedade Civil parceiras da SECOM/PR, por meio de acordo de cooperação. A disponibilização dos cursos de formação é parte dos esforços para formação de 300 mil profissionais da educação, conforme previsto no Plano Plurianual do Governo Federal.

EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS – Aberto ao público, mas voltado especialmente a gestores escolares e professores, o seminário pretende compartilhar exemplos práticos em escolas brasileiras de atividades na temática de educação digital e educação midiática. Além disso, participarão também especialistas, discutindo como as habilidades e competências do eixo cultura digital podem ser trabalhadas em cada etapa de ensino.

Serviço

Seminário “Educação digital e educação midiática”
Formato: Online
Data: terça-feira, 7 de maio
Horário: das 15h às 17h
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=0BaAaWfOQ8c
Canal oficial do MEC no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UTXK1pADNto)
Canal Conviva Educação da Undime (https://www.youtube.com/@ConvivaEducacao)

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA