Educação

Governo de Goiás inicia entrega de kits escolares para estudantes do Ensino Fundamental

Publicado

em

Ação alcança 143 mil alunos do 1° e 2° ano em todo o Estado

Em mais uma ação do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), o Governo de Goiás iniciou a entrega de kits de materiais escolares para 245 prefeituras e secretariais municipais de Educação parceiras no programa.

Ao todo, serão 143.160 kits escolares que atenderão estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Cada kit é composto por dois apontadores, três borrachas, quatro cadernos brochura, um caderno de desenho, dois frascos de cola (branca e colorida), duas caixas de lápis de cor, um lápis grafite preto, uma tesoura e dois conjuntos de canetinhas hidrográficas.

“Isso é o Governo de Goiás apoiando e ajudando vocês”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, durante a cerimônia de entrega, com a presença de prefeitos. Segundo ela, a intenção é que os kits auxiliem na estruturação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano) e colaborem para garantir a alfabetização na idade certa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio de Castro, a ação representa a essência do regime de colaboração. De acordo com ele, a entrega demonstra que “tanto o Estado quanto os municípios caminham em um sentido só, que é o de dar qualidade e a oportunidade de Educação para as nossas crianças e jovens”.

O Governo de Goiás inicia a entrega de kits escolares para mais de 143 mil estudantes do Ensino Fundamental

O Governo de Goiás inicia a entrega de kits escolares para mais de 143 mil estudantes do Ensino Fundamental

Demais ações
Essa é mais uma das medidas realizadas pelo Governo de Goiás no âmbito do Programa AlfaMais Goiás. Desde o lançamento do programa, em 2021, o Estado tem disponibilizado formação para os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para educadores e estudantes, e livros literários para os 245 municípios parceiros.

Somente em abril deste ano, a Seduc entregou 28 mil exemplares de livros didáticos para profissionais lotados nas redes municipais e estadual de ensino, que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “O programa AlfaMais tem a missão de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, explicou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, durante a entrega.

“Para que essa missão seja cumprida, para que a gente consiga atingir esse objetivo, o governo estadual assumiu o compromisso de fornecer para os municípios formação de professores, materiais, livros e kits pedagógicos para que vocês possam fazer esse trabalho (de alfabetização) da forma mais tranquila possível”.

Parceria
O secretário municipal de Educação de Iporá, João de Almeida Lara, acredita que uma das principais contribuições tem sido a aproximação entre as redes estadual e municipais de ensino. “Tem sido um processo bastante evolutivo e satisfatório esse apoio”, comentou ele. Diante da entrega dos novos kits de materiais escolares, o secretário prevê que, em breve, o programa atingirá os resultados esperados no âmbito da Educação Básica. “Tudo o que se faz de bom para a educação tem uma resposta imediata e essa parceria tem mostrado que realmente esse programa veio para ficar. E dará o resultado esperado em um tempo bastante curto”, assegurou.

Fotos: Seduc / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Educação

MEC e Secom realizam seminário para discutir educação midiática e digital

Publicados

em

Evento online trará exemplos práticos de escolas e terá lançamento de coletânea para formação de professores

Nesta terça-feira, 7 de maio, entre 15h e 17h, a Coordenação Geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC e a Coordenação Geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República realizam o seminário “Educação digital e Educação midiática”.

O evento, que ocorre de forma online com transmissão pelo Canal do Youtube do MEC e Plataforma Conviva da União Nacional dos Dirigentes Municipais – Undime, faz parte do “Ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”, do MEC, e tem como objetivo discutir a importância do eixo de cultura digital da BNCC/Computação e as intersecções com a temática da educação midiática. No evento será lançada uma coletânea de cursos sobre Educação Midiática realizados por Organizações da Sociedade Civil parceiras da SECOM/PR, por meio de acordo de cooperação. A disponibilização dos cursos de formação é parte dos esforços para formação de 300 mil profissionais da educação, conforme previsto no Plano Plurianual do Governo Federal.

EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS – Aberto ao público, mas voltado especialmente a gestores escolares e professores, o seminário pretende compartilhar exemplos práticos em escolas brasileiras de atividades na temática de educação digital e educação midiática. Além disso, participarão também especialistas, discutindo como as habilidades e competências do eixo cultura digital podem ser trabalhadas em cada etapa de ensino.

Serviço

Seminário “Educação digital e educação midiática”
Formato: Online
Data: terça-feira, 7 de maio
Horário: das 15h às 17h
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=0BaAaWfOQ8c
Canal oficial do MEC no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UTXK1pADNto)
Canal Conviva Educação da Undime (https://www.youtube.com/@ConvivaEducacao)

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA