Geral

Cidade da Segurança Pública chega a São Sebastião

Publicado

em


“Estamos avançando em nossa política de segurança pública, com ações cada vez mais regionalizadas, para que a redução de crimes e a sensação de segurança ocorram de forma equilibrada entre as regiões administrativas e em todo o DF”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

Fundamental para a redução criminal do DF – que tem registrado resultados históricos -, o projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) chega à quinta edição em São Sebastião. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) vai lançar o projeto nesta quinta-feira (2), às 11h, na estrutura montada em frente à administração regional da cidade. No local serão oferecidos serviços à população, como emissão de carteira de identidade, até sábado (4), das 9h às 14h. Ações policiais irão ocorrer até domingo (5) por toda a região administrativa e proximidades.

O lançamento será transmitido pelo perfil da SSP-DF no Instagram. O projeto integra o DF Mais Seguro, programa estruturante da segurança pública com ações previstas até o final de 2022.

“Estamos avançando em nossa política de segurança pública, com ações cada vez mais regionalizadas, para que a redução de crimes e a sensação de segurança ocorram de forma equilibrada entre as regiões administrativas e em todo o DF”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “A Cidade da Segurança Pública nos possibilita isso, pois conseguimos trabalhar de forma direcionada, de acordo com a realidade e necessidades de cada região”, acrescenta.

O projeto Cidade da Segurança Pública integra o DF Mais Seguro, programa estruturante da segurança pública com ações previstas até o final de 2022 | Fotos: Divulgação/SSP-DF

“Como nas edições anteriores, acreditamos que haverá uma participação bastante efetiva da população. No Paranoá, última região administrativa a receber a CSP, chegamos a atender mais de quatro mil pessoas em ações de prevenção à criminalidade e serviços. Isso mostra a efetividade de realizar um governo horizontal, próximo à população, como determina o governador Ibaneis Rocha, priorizando, assim, as pessoas e oferecendo acesso ao governo e atendimento digno aos moradores”, completa o secretário.

A CSP em São Sebastião contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran-DF) – e demais órgãos e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Também participarão desta edição as secretarias de Administração Penitenciária (Seape), da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; do Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

Escolha da região

As cidades são escolhidas com base em diversos critérios, entre eles a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais, perfil socioeconômico da região e mapeamento de desordens. Em São Sebastião algumas questões foram essenciais na escolha, entre elas a distância em relação ao centro da capital e, ainda, por conciliar áreas urbana e rural.

Programação vai incluir a operação DF Livre de Carcaças, que retirou das ruas do DF mais de 700 veículos abandonados desde que foi lançada, em fevereiro de 2020

A identificação de desordens, realizada pela Unidade de Políticas Públicas (UPP), da SSP-DF, como mato alto e falta de iluminação, também são fatores determinantes para realização do projeto. Durante a realização da CSP, o administrador regional recebe o relatório com todas as desordens que podem impactar diretamente na sensação de segurança da população.

“Existe um trabalho prévio, que é essencial para realização de toda a ação. Fazemos isso de forma bastante próxima com todos os órgãos participantes, mas em especial com a administração regional. Esse material entregue ao administrador poderá contribuir com a segurança na região, mesmo após a finalização da CSP”, avalia o secretário.

Para contribuir com a organização da cidade, a programação da CSP vai incluir a operação DF Livre de Carcaças. A ação contabiliza mais de 700 veículos abandonados retirados das ruas do DF desde que foi lançada, em fevereiro de 2020.

Quinto Mandamento

As ações de policiamento serão diárias e irão ocorrer até domingo (5), reforçadas por meio da Operação Quinto Mandamento. Sob coordenação da SSP-DF, a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Esta edição contará com a participação da PRF, por conta da proximidade com a BR-251, e com a Seape, para intensificar a fiscalização de imposições penais de sentenciados, como aqueles que cumprem regime aberto, prisão domiciliar ou livramento condicional, ou regime semiaberto beneficiado com trabalho externo.

A edição anterior do projeto foi realizada no Paranoá, em novembro, quando houve atendimento a mais de quatro mil pessoas em ações de prevenção à criminalidade e serviços

“A Quinto Mandamento é uma de nossas principais ações para preservação da vida”, afirma o secretário executivo de Segurança Pública, Milton Neves. “Ela está prevista em nossas ações, pois, apesar de o foco ser coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, é perceptível que a presença policial influencia diretamente para a redução de crimes contra o patrimônio. Além disso, possibilita a retirada das ruas de pessoas com pendências judiciais e fazer apreensão de drogas e armas por meio de abordagens pessoais e veiculares”, explica.

Durante a Quinto Mandamento e nos dias de realização da CSP em São Sebastião, o CBMDF fará orientações e ações preventivas junto à comunidade, principalmente nas áreas de prevenção de incêndios e primeiros socorros, que representam os maiores índices de ocorrências demandadas à corporação, segundo o comandante geral da corporação, coronel Rogério Dutra.

Policiamento

O policiamento será reforçado pelo 21º Batalhão da PMDF, responsável pela área, e por tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Regimento de Polícia Montada (RPMon).

“Estamos na quinta edição da CSP e a participação da PMDF é muito importante. É mais  um esforço integrado que se soma aos esforços de outros da Segurança Pública do DF,  parceiros, secretarias e que levam à população da região administrativa a certeza de que o Governo do Distrito Federal está preocupado com as ações de prevenção e combate à criminalidade, além de oferecer outros serviços públicos essenciais, dentro do Programa DF Mais Seguro”, afirma o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos.

A PCDF reforçará o efetivo da delegacia local, a 30ª Delegacia de Polícia, para intensificar o cumprimento de mandados em toda a região e atuar em ações integradas com as demais forças de segurança. As ações de trânsito também serão intensificadas, com ação conjunta do Detran, DER, batalhões de trânsito da PMDF e PRF.

Aproximação com a linha de frente

Criar um canal direto de interlocução com os servidores das forças de segurança locais é um dos objetivos da CSP. Durante os dias do projeto na região, o secretário de Segurança, chefes das forças de segurança e demais gestores da SSP-DF visitarão batalhões e delegacias na cidade.

“Entender as demandas dos profissionais que estão na linha de frente, que lidam diretamente com o público e com a criminalidade é essencial para adequação de nossas políticas de segurança, que têm como uma das premissas a valorização profissional”, ressalta o secretário.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA