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Parque Nacional de Brasília reabre acesso a piscinas

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Com o abrandamento da pandemia de covid-19, os brasilienses poderão voltar a frequentar as piscinas da Água Mineral, nome dado ao conjunto de piscinas do Parque Nacional de Brasília, fechadas desde o primeiro lockdown (confinamento) no Distrito Federal, em março de 2020.

A Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem duas piscinas. A Piscina Velha, como é chamada a piscina Pedreira, foi reparada recentemente. Já a Piscina Nova (Areal) só poderá ser frequentada nos dias em que a Velha estiver fechada para a limpeza semanal.

Com capacidade para receber 1,5 mil visitantes por dia, o Parque Nacional de Brasília reabriu, para passeios, no primeiro semestre do ano passado. De acordo com o ICMBio, a trilha Cristal Água fica aberta diariamente, até as 16h, para caminhada e ciclismo, com percursos de 5, 10 e 15 quilômetros.

Já a trilha da Capivara , que tem 1,3 quilômetros de extensão, acesso mais fácil e mais indicado para crianças, permite a observação de plantas do Cerrado e espécies da Mata de Galeria. A permanência no parque é autorizada até as 17h.

“Além das atividades físicas, a unidade proporciona um espaço para introspecções na Ilha da Meditação, uma pequena lagoa que compõe o sistema de abastecimento de água do Parque Nacional. Aberto diariamente, o local é ideal também para fotografias e observação da fauna local. A prática de banho não é permitida”, informa o ICMBio.

Os ingressos (pulseiras de acesso) para entrada no parque são feitos no local, devem ser pagos em espécie e custam R$ 16 para brasileiros e estrangeiros residentes no país. Para os demais, o valor é R$ 32. Visitantes com 60 anos de idade, ou mais e, crianças com até 12 anos incompletos não pagam.

O Parque Nacional de Brasília abrange as regiões administrativas de Brasília, Sobradinho, Brazlândia e o município goiano de Padre Bernardo.

Veja na TV Brasil:

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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