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Rock, artesanato e flores exaltam o turismo em Brasília

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Os artesãos que estão expondo seus trabalhos na Feira do Artesanato e das Flores, ao lado do Espaço Cássia Eller, no Eixo Monumental, celebram a retomada dos eventos e a oportunidade de recuperação das vendas para o Natal. Com praça de alimentação e shows gratuitos, a feira, promovida pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, conta com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), da Emater e da Administração Regional do Pano Piloto.

Durante a feira, produtos artesanais de artistas locais tiveram boa procura | Foto: Divulgação/Setur

O movimento está levando esperança aos 12,4 mil profissionais cadastrados pela Setur no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). No sábado (13), cerca de 180 artesãos celebraram as vendas realizadas durante a Feira de Artesanato e das Flores. A feira começou na quinta (11), e segue até segunda-feira (15), das 10h às 22h, no Espaço Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental, com entrada livre.  Por conta da pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório no local.

“É uma iniciativa muito legal ter essa programação, que pode trazer benefícios e desenvolvimento aos artesãos” Fernando García Casas, embaixador da Espanha

O setor do artesanato, um dos mais afetados no segmento comercial durante a pandemia, conta com espaços como a feira para garantir as vendas de final de ano. É o caso da artesã Tânia Rodrigues, que disse ter feito boas vendas durante os dois dias de evento. “As pessoas estão acolhendo o artesanato, estão contribuindo, fazendo as compras dos presentes natalinos para nos prestigiar”, contou. “Eu estou sentindo isso, estou tendo um resultado fantástico com a feira, e quero muito agradecer à Setur por apoiar e incentivar o nosso trabalho”.

Arte e cultura

A convite da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, embaixadores visitaram a feira para prestigiar o trabalho do artesanato da capital e conhecer a cultura da cidade. “É uma iniciativa muito legal ter essa programação, que pode trazer benefícios e desenvolvimento aos artesãos”, afirmou o embaixador da Espanha, Fernando García Casas.

A titular da Setur também comemorou o bom resultado da iniciativa. “Hoje temos 12 mil artesãos credenciados em Brasília, quase 5 mil em atividade”, enumerou. “Somente este ano, de janeiro a setembro, emitimos 2,3 mil carteiras. Com esse documento, o portador pode participar de todas as feiras nacionais e internacionais nas quais a Setur tenha participação, e é uma alegria ver os artesãos realizados, vendendo seus produtos”.

Poder comercializar seus produtos em uma área de grande movimento, com apoio do governo, também é motivo para a artesã Rute Regina, que, durante a feira, recebeu da secretária de turismo a Carteira Nacional de Artesanato. “Agora eu posso chegar aos locais e me identificar como artesã, vou participar das grandes feiras, produzir ainda mais, estou muito feliz e grata”, declarou.

Capital do rock

Na noite de sábado (13), a atração foi centrada na música. O guitarrista Kadu Lambach, que participou da formação inicial do Legião Urbana, subiu ao palco e interpretou músicas inesquecíveis da banda. “É maravilhoso voltar a sentir o público e saber que existe uma secretaria de Estado com que a gente pode contar”, disse. “Brasília é sim a capital do rock, a gente ama essa cidade”.

Da Plebe Rude, o vocalista e guitarrista Philippe Seabra, que participou do show, também se manifestou. “Esse é o quarto show que realizamos com a equipe técnica completa desde o início da pandemia, seguindo todos os protocolos, levando a bandeira do rock de Brasília que a gente carrega, e fazendo uma menção especial à Rota do Rock”, disse.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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