Distrito Federal

400 pneus abandonados são recolhidos por dia

Publicado

em


Os dias em Santa Maria estão sendo de muita limpeza e organização pelas ruas, praças e áreas descampadas. Todos os dias, desde que a ação teve início – no dia 3 –, uma média de dois caminhões carregados de pneus inutilizados são recolhidos pela cidade, com cerca de 200 peças em cada. O material é encaminhado para o depósito do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da Asa Norte.

Os pneus recolhidos também vão para a PM e são usados como estande de tiros | Foto: Divulgação/GDF Presente

A medida tem um objetivo assertivo: evitar acúmulo de água e, consequentemente, o mosquito da dengue. “A semana em que o GDF Presente está na cidade faz a diferença, deixa tudo muito limpo, ajudando a conscientizar a população sobre os cuidados sobre esse tema”, agradece a administradora Marileide Romão. “O GDF está fazendo sua parte, mas a comunidade tem que fazer a dela”, reforça a gestora.

O trabalho feito pelo Polo Sul II do programa GDF Presente, em parceria com a administração regional , envolve cerca de 10 homens, além de máquinas e caminhões caçambas da Novacap.

A operação de limpeza e recolhimento de pneus foi realizada nas principais avenidas de Santa Maria, na Vila DVO, e também nas quadras 105 e 115, onde fica o lixão. Foram retirados cerca de 400 pneus por dia.

“Os pneus também são direcionados para a Polícia Militar, onde são usados como barricadas, estande de tiros”, explica o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Germano Guedes Leal. “Acaba que o trabalho de descarte correto desse material conscientiza a população e vira uma ação de prevenção nossa, por isso os índices de casos de dengue na cidade têm mostrado que estamos no caminho certo”, avalia.

Morador há mais de 20 anos de Santa Maria, Mauro Henrique Barros, 43 anos, elogia a parceria entre a administração da cidade e o programa GDF Presente. “A RA da cidade é bastante ativa, a nossa administradora tem muita boa vontade para ver as coisas organizadas, corre atrás para fazer as coisas acontecerem”, comenta Barros, que trabalha com serigrafia.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA