Geral

1º Fórum Distrital de Resíduos Sólidos tem resultados positivos

Publicado

em


Um total de 51 propostas de melhoria e investimentos foi apontado pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal como resultado do 1º Fórum Distrital de Resíduos Sólidos, realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília. Idealizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o evento reuniu durante todo o dia mais de 130 participantes, entre lideranças e trabalhadores das cooperativas.

Entre as reivindicações e sugestões apontadas pelas cooperativas do DF está o aumento da participação das entidades na coleta seletiva | Foto: Divulgação/SLU

O SLU possui 30 contratos com cooperativas de catadores. 19 são contratos de triagem dos resíduos recebidos nos galpões e 11 são contratos para a coleta seletiva porta a porta. Esse trabalho gera mais de 1,4 mil empregos diretos

Realizado em parceria com o sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF-Sescoop/DF), o encontro teve como objetivo debater desafios e propostas para melhorar a coleta seletiva e aumentar os índices de reciclagem na capital do país.

Entre as reivindicações e sugestões apontadas pelas cooperativas do DF estão o aumento da participação das entidades na coleta seletiva (hoje realizada por cooperativas e empresas terceirizadas), a maior atuação na área de educação ambiental e também o maior envolvimento dos órgãos públicos na gestão adequada de resíduos sólidos, servindo como exemplo para a reciclagem.

Durante o fórum, diversos painéis foram apresentados ao público e, ao final da tarde, quatro grupos de trabalho foram divididos para discussão e apontamento de sugestões. Estiveram presentes a deputada federal Celina Leão, o deputado distrital Roosevelt Vilela, além de representantes das secretaria do Meio Ambiente e Cidades, DF Legal e Instituto Brasília Ambiental.

“Recentemente tivemos o primeiro catador aposentado pelo INSS. Isso é algo que me emociona. A parceria entre OCDF e SLU é muito importante e estar aqui é um reconhecimento de todos nós de que é hora de somar esforços”Lúcia Fernandes, diretora da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF

Atualmente, o SLU possui 30 contratos com cooperativas de catadores, sendo que desse total, 19 são contratos de triagem dos resíduos recebidos nos galpões e 11 são contratos para a coleta seletiva porta a porta. Esse trabalho gera mais de 1,4 mil empregos diretos. Assim, os catadores trabalham em ambientes dignos, com direitos, benefícios e segurança jurídica.

A diretora da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF, Lúcia Fernandes, participou do evento e reconheceu os avanços. “Hoje nós temos um endereço. Hoje trabalhamos de maneira digna e isso é muito gratificante. Recentemente tivemos o primeiro catador aposentado, oficialmente, pelo INSS. Isso é algo que para mim, como mulher e como liderança, me emociona. A parceria entre OCDF e SLU é muito importante e estar aqui é um reconhecimento de todos nós de que é hora de somar esforços”.

Cooperativas

As cooperativas são responsáveis pela comercialização de mais de 15 mil toneladas de recicláveis todos os meses. São resíduos como plástico, alumínio, papel, papelão e outros que deixam de ir diariamente para o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e retornam ao ciclo produtivo.

Esse processo gera renda a centenas de famílias e ajuda a preservar o meio ambiente, já que evita que mais espaço seja utilizado para aterramento do que pode ser reaproveitado.

No encerramento do evento, o presidente da OCDF, Remy Gorga Neto, destacou a importância de uma construção participativa. “A intenção era essa mesmo, que a gente pudesse sair daqui com ideias, com propostas, num clima de muita harmonia e construção conjunta”.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, afirmou que todas propostas serão consideradas e que nas primeiras semanas após o feriado haverá uma mesa-redonda para identificar prioridades e encaminhamentos das sugestões apresentadas.

“Quem tem medo de água não sai na chuva. Essa é uma ação conjunta, não temos medo. Temos é que realmente buscar soluções juntos para todas as questões levantadas pelas cooperativas. Vamos fazer uma reunião do SLU junto com a OCDF, junto com as redes para a gente debater cada assunto apontado. Quero agradecer à OCDF por essa parceria com o SLU. Nos sentimos honrados também em fazer parte desse tema tão importante que é a preservação do meio ambiente”, disse o diretor-presidente.

*Com informações do SLU

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA