Política

Virmondes Cruvinel, na liderança do Cidadania no Parlamento, avalia 2021 como um ano difícil e destaca gestão de Lissauer

Publicado

em


Líder do Cidadania no Parlamento de Goiás, o deputado Virmondes Cruvinel faz balanço de 2021, como um ano desafiador, marcado pela segunda onda de covid-19, com alto registro de mortes e pelo enfrentamento à uma crise econômica causada pela pandemia e aprofundada pela suspensão do auxílio emergencial. “Diante desse cenário em que foi registrado um maior número de mortos nos primeiros meses e com centenas de milhares de pessoas passando fome, o Cidadania entendeu que esse foi um ano de procurar manter a união entre os Poderes em todas as esferas para ajudar o País a retomar o bom caminho”, considerou.

Cruvinel também abordou a atual gestão da Casa de Leis e afirmou que “a Mesa Diretora  está desenvolvendo um dos trabalhos mais consistentes de valorização da imagem do Legislativo perante a sociedade”.

Na visão do parlamentar, “a atuação da Alego, envolvendo todos os servidores e parlamentares, vem sendo importantíssima na retomada de Goiás diante do caos instalado pela pandemia”, pontuou. Para Virmondes, “uma parte significativa desse sucesso se deve à seriedade e à competência do presidente Lissauer Vieira. Ele comanda uma gestão transparente, aberta à participação de todos e focada na valorização profissional dos servidores da Casa”.

Ao tratar do avanço no resgate da autonomia política e financeira do Parlamento estadual em relação ao Poder Executivo, Cruvinel avaliou ser essa uma exigência de todos os parlamentares, desde o primeiro momento dessa Legislatura. “A autonomia política e financeira foi um dos pilares no consenso que elegeu a atual Mesa Diretora”, afirmou. E prosseguiu ao dizer que, “atualmente, a Alego é muito mais respeitada em sua independência diante de outros Poderes. É mais um legado dessa gestão”.

No que tange ao progresso na convivência e no diálogo político entre as bancadas governistas e de oposição, Virmondes ressaltou que, “até pela minha conduta pessoal, sempre pautei a atuação parlamentar pelo caminho da articulação e do consenso”. Para o deputado, “boa convivência, diálogo e respeito pelas opiniões divergentes são condições imprescindíveis para a construção de soluções legislativas que são solicitadas pela sociedade. Nosso partido, o Cidadania, também tem tradição de respeito à democracia. No geral, entendo que houve avanço, sim. A pandemia, como disse antes, foi um fator que estimulou a busca maior pelo entendimento”, reiterou.

De acordo com Virmondes, a conclusão da nova sede da Assembleia Legislativa, instalada ao lado do Paço Municipal, irá contribuir para melhorar o desempenho das atividades parlamentares. “Não tenho a menor dúvida de que a nova sede vai melhorar o desempenho da Alego. Além de ter um espaço adequado para todas as ações, tanto no plenário, salas de comissões e gabinetes, agora a sociedade passará a ter um local importante para vivenciar a democracia”, salientou. 

Perspectivas

Ao tratar das perspectivas para 2022, Cruvinel avalia que, por se tratar de um ano eleitoral, com uma grande parcela dos atuais parlamentares em busca da reeleição, seja possível compatibilizar o trabalho em Plenário com as visitas ao interior. “Conciliar as atividades na Casa e manter o contato com suas bases é possível, principalmente para aqueles que sempre mantiveram a proximidade com suas bases nos municípios”, assinalou.

“Nossa agenda, por exemplo, nunca parou aos finais de semana. Estamos sempre próximos das cidades para trazer as demandas para a Alego e para o Executivo”, completou Virmondes.

Já ao fazer um paralelo entre a crise econômica e o trabalho na busca do voto, o parlamentar ressalta que, “nós, que sempre fizemos campanha com pouquíssimos recursos econômicos, não temos medo da crise”.

Em sua avaliação, Cruvinel ressalta que a preocupação é com o sentimento do eleitor, “já que uma crise grave como essa é sempre um motivo para críticas. Costumo pedir, em nossas reuniões, que o eleitor não desanime da política. Ele tem de participar. Além de escolher e votar certo, tem de acompanhar os mandatos. Cobrar o que cada político vai fazer. Saber se ele vai corresponder às expectativas das urnas”, orientou.

Para o próximo ano, Virmondes espera que o Cidadania continue sensível e sintonizado com os anseios da população. “É preciso respeitar o ambiente para a discussão interna e valorizar os agentes que fortalecem o partido. No ano de eleições gerais é preciso estar atento ao programa partidário e trabalhar para consolidar nossa trincheira”, complementou.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA