Distrito Federal

Vias do Setor de Clubes Sul recebem serviços de manutenção 

Publicado

em


O Polo Adjacente III do GDF Presente concluiu, nesta quinta-feira (27) os trabalhos de manutenção da via do Trecho 4 do Setor de Clubes Sul, na rua que passa em frente ao condomínio Lake View Resort. Há mais de dez anos, os moradores da região conviviam com uma via esburacada e suja. Os buracos chegavam a 70 cm de profundidade, trazendo perigo e desconforto a todos.

Buracos, que traziam riscos à comunidade, foram consertados com material reciclado | Fotos: GDF Presente

“Era uma demanda esperada pela população, que tinha problemas por conta do desnivelamento da rua” Lúcio Barbosa, coordenador do Polo Adjacente III do GDF Presente

“Que maravilha que o governo voltou os olhos para essa área que estava esquecida!”, comemora Raul Fontenele, 32 anos, há sete anos administrador do condomínio. “Era um problema que foi levado, anteriormente, para os outros governos, mas nunca fomos ouvidos. Agora tivemos êxito.”

As máquinas começaram a fazer movimento no setor após uma ação coordenada. A demanda foi solicitada à Administração do Plano Piloto, que, imediatamente, acionou a coordenação do GDF Presente. “Intensificamos os serviços de melhoria e zeladoria na beira do Lago”, informa a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “É uma região muito importante para o turismo, mas também para levar bem-estar para a população que circula por ali”.

Asfalto reciclado

O coordenador do Polo Adjacente III, Lúcio Barbosa, reforça a importância da ação: “Era uma demanda esperada pela população, que tinha problemas por conta do desnivelamento da rua. Além de [essa situação] estragar os carros, havia outros transtornos, como alagamentos enormes na época da chuva”.

Os trabalhos começaram na quarta-feira (26) e foram concluídos na manhã desta quinta (27). Ao todo, 13 servidores do GDF Presente e da Novacap estiveram envolvidos na obra de recuperação do Trecho 4. Além de dois caminhões caçambas e um pipa, foram utilizadas uma retroescavadeira e uma pá mecânica. O trabalho consistiu no nivelamento do asfalto, todo esburacado, com a utilização de material reciclado, reaproveitado nas operações de recapeamento de vias.

Vias pavimentadas: mais segurança para todos que circulam pelo local

“Usamos esse material reciclado do próprio asfalto para frisar e compactar a via, resultando no tão esperado nivelamento da rua pedido pelos moradores”, explica Lúcio Barbosa. “Ficou muito bom o trabalho, melhorou bastante o lugar, e agora os carros não vão ter problema para passar”, avalia um dos responsáveis pela manutenção de vias da Novacap, Vicente Alves, 50 anos.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA