Política

Viabilizada por Lissauer Vieira, ponte sobre o Rio Verdão, entre os municípios de Maurilândia e Turvelândia, é inaugurada

Publicado

em


O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, cumpriu agenda nessa quarta-feira, 23, em Maurilândia, no Sudoeste do estado. O parlamentar participou da inauguração da ponte de concreto armado sobre o Rio Verdão, anseio antigo da população local e concretizado através da atuação do chefe do Poder Legislativo junto ao governo do estado, que autorizou a continuidade da obra em setembro de 2019, após assinatura do Termo de Ajuste de Referência Especial, entre o estado e a Usina Vale do Verdão. 

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira (Patriota), de prefeitos, vereadores e outras autoridades, o presidente da Alego destacou a relevância da obra para Maurilândia, Turvelândia e toda a região. “Essa obra é fruto da responsabilidade do Governo de Goiás com o dinheiro público. Além de reduzir o tráfego de veículos pesados nestes municípios, essa ponte vai contribuir muito para a melhoria no escoamento da produção de grãos, sobretudo, para o setor sucroalcooleiro. Sem dúvidas, mais um grande benefício para a nossa região Sudoeste.”

O governador também salientou que a inauguração da ponte, além de dar fim a uma espera de décadas, fortalecerá significativamente o setor produtivo local. “Não é uma obra pequena, é bem significativa, e ficou prometida por 20 anos. Tenho três anos, dois meses e 23 dias de governo e vejam o que fizemos. Este é um sinal de desenvolvimento, de respeito a todos os cidadãos que aqui habitam. São condições muito melhores e benefícios diretos para as empresas, com um trajeto mais curto, acesso mais fácil e menos risco no transporte de toda a cana que vai ser transformada”, pontuou. 

Por sua vez, o prefeito de Turvelândia, Siron Queiroz (SD), reforçou a importância da conclusão da obra. De acordo com ele, um investimento que fará a diferença na vida dos moradores e dos produtores rurais de toda a região. “A construção dessa ponte representa muito para nós. É o Governo de Goiás devolvendo a dignidade para as nossas cidades. Além de melhorar a condição de trafegabilidade nos municípios, essa obra também vai beneficiar as usinas da região, vai deixar nossas cidades mais limpas, contribuindo, assim, para a qualidade de vida de toda a população”, ressaltou o gestor. 

Investimentos

Com 177 metros de extensão, a construção da ponte sobre o Rio Verdão havia sido iniciada na gestão anterior, mas estava paralisada. A obra foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que precisou reconstruir toda a estrutura de escoramento, devido aos desgastes e danos provocados pela ação do tempo e por uma enchente. 

Ao todo, foram investidos R$ 6,3 milhões provenientes do Tesouro Estadual e da parceria entre o Governo de Goiás e a Usina Vale do Verdão, que, através da atuação do presidente da Alego em torno do projeto de lei relativo à concessão de crédito outorgado de ICMS pelo estado, celebraram um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) para viabilização de recursos. 

Também participaram da solenidade de inauguração o deputado federal Delegado Waldir (PSL), o ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB), o presidente da Goinfra, Pedro Sales, o assessor especial da Governadoria Lívio Luciano (UB), o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, André Rocha, e os diretores da Usina do Grupo Vale do Rio Verdão, Edson Rizzardo, Leonardo Mendonça, Gilson Soares e Eduardo Silveira. 

Estiveram presentes ainda os prefeitos Claudiomar Portugal (Acreúna), Marcos da Farmácia (Castelândia), Zezinho Vieira (Goiatuba), Fausto Caiad (Gouvelândia), Carlos Henrique (Mairipotaba), João Henrique (Porteirão), Anderson de Paula (Quirinópolis), Zé Cândido (Santo Antônio da Barra), o filho do prefeito de Rio Verde, Lucas do Vale, o coordenador do Assentamento Monjolo de Turvelândia, pastor Edmilson Vicente, vereadores, lideranças e outras autoridades.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA