Distrito Federal

Veredinha recebe melhorias do Programa Reviva Parques

Publicado

em


O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, e o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, realizam nesta terça-feira (11), às 10 horas, visita técnica ao Parque Ecológico Veredinha, localizado em Brazlândia. A Unidade de Conservação será a próxima a receber melhorias executadas pela força-tarefa do governo, por meio do Programa Reviva Parques.

Parque Ecológico Veredinha possui diversas nascentes e vegetação variada, com matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas | Foto: Divulgação Brasília Ambiental

Entre as ações previstas estão a construção de sistema de águas pluviais; nivelamento, pintura e troca de areia dos parques infantis; pintura e reparo asfáltico na ciclovia; pintura da sede e do banheiro público; instalação do cercamento da nascente; construção de calçada em frente as faixas de pedestres que dão acesso ao parque, capina e pintura de meio fio em toda ciclovia e poda de árvores.

Esse é o 17º parque que passará por mudanças feitas pela força-tarefa do GDF, dentro do Programa Reviva Parques, que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Brasília Ambiental, com a execução da Secretaria de Governo, em parceria com outros órgãos, como a Novacap, Administração Regional de Brazlândia, SLU, DER, Detran-DF, Funap e Terracap.

Veredas

Criado pelo Decreto n° 16.052, de 7 de novembro de 1994,  o Parque Ecológico Veredinha possui diversas nascentes e vegetação variada, com matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas.

Administrado pelo Brasília Ambiental, a unidade de conservação foi criada com o objetivo de repovoar, com espécies nativas, as nascentes e áreas degradadas ao longo do Córrego Veredinha, além de proporcionar à população condições de exercer atividades educativas e de lazer em ambiente natural equilibrado e de utilizar seus componentes naturais na educação ambiental das crianças e jovens, com a finalidade de torná-los guardiões desse patrimônio.

* Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA