Geral

Vem aí o Dia D da vacinação contra a covid-19

Publicado

em


A Secretaria de Saúde vai promover o Dia D da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal. No dia 20 de novembro, as equipes da pasta farão uma busca ativa em nove feiras populares e na Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é alcançar 257.717 pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal com a primeira dose ou dose única.

Durante o Dia D também serão ofertadas a segunda dose e as doses de reforço e adicional. Nesse caso, a população será atendida nas unidades básicas de saúde.

“Com esta mobilização, a secretaria pretende sensibilizar a população em seus ambientes comuns, como feiras, rodoviária e unidades básicas de saúde, que a vacina é um bem popular de fácil acesso, e gratuito. Basta apenas uma ação de boa vontade para que o cidadão se proteja e garanta a sua vida e a do próximo. Por isso, essa ação em feiras populares”Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde

Confira a programação:
– Feiras populares e Rodoviária do Plano Piloto: primeira dose para quem tem 18 anos ou mais
– Unidades básicas de saúde: primeira dose para adolescentes, segunda dose para todo o público vacinável que está no prazo da D2 e doses de reforço e adicional.

A lista com os locais será divulgada ainda nesta semana pela Secretaria de Saúde.

Mobilização

O Dia D trata-se de uma ação do Governo do Distrito Federal envolvendo a Secretaria de Saúde, as administrações regionais, as administrações das feiras e do Metrô-DF.

“O objetivo do Dia D é buscarmos, de forma didática e pedagógica, pessoas que ainda não iniciaram o processo de imunização. Estimamos que aproximadamente 250 mil pessoas de 12 anos ou mais ainda não tomaram a primeira dose”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Ainda de acordo com Divino, “com esta mobilização, a secretaria pretende sensibilizar a população em seus ambientes comuns, como feiras, rodoviária e unidades básicas de saúde, que a vacina é um bem popular de fácil acesso, e gratuito. Basta apenas uma ação de boa vontade para que o cidadão se proteja e garanta a sua vida e a do próximo. Por isso, essa ação em feiras populares”, afirma.

Ação volante

Durante a ação volante, as equipes irão orientar aqueles que já estão no prazo para a D2 ou adolescentes que não receberam a D1 a procurarem as UBSs mais próximas. Essa orientação também será passada aos idosos e profissionais de saúde que completaram o ciclo vacinal com duas doses há pelo menos seis meses.

Hoje, a cobertura vacinal do DF está em 87,74% com a primeira dose e 68,74% com a segunda dose ou dose única.

Busca ativa

A busca ativa é uma forma de levar a vacina até aqueles que, por algum motivo, não puderam ir aos pontos de vacinação. A Secretaria de Saúde tem doses de vacina disponíveis para aplicação da primeira dose em toda a população que ainda não recebeu o imunizante.

Já para aqueles que iniciaram o ciclo vacinal e estão no prazo para a D2, as vacinas estão garantidas. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac é aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a D2 da vacina Pfizer-BioNTech e AstraZeneca é aplicada 56 dias após a primeira dose, ou seja, é importante conferir o cartão de vacina.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA