Distrito Federal

Varjão: cursos de qualificação gratuitos

Publicado

em


Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), a Administração Regional do Varjão vai oferecer dois cursos profissionalizantes para a comunidade, um de Assessoria em Logística e outro de Assistente Administrativo. Ao todo, 40 vagas serão disponibilizadas e as inscrições começaram nesta quarta (13).

As aulas, em formato on-line e à distância devido a pandemia, vão ocorrer entre 8 de fevereiro e 9 de abril em duas turmas – de 8h às 12h e de 14h às 18h -, contabilizando 160h/aula. A inscrição e captação dos alunos interessados ficará a cargo da administração do Varjão, que pretende focar em moradores e trabalhadores da região.

O administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério, afirma que a oferta dos cursos atende a uma necessidade da região e também a um pedido do GDF por melhor capacitação da força de trabalho. “Precisamos qualificar melhor a nossa população, por isso buscamos essa parceria com o Senac, para que as pessoas do Varjão possam conseguir empregos melhores”, explica.

Além dos dois cursos que serão iniciados em breve, a administração regional também já se movimenta para oferecer ainda mais oportunidades à população. “Pretendemos ofertar mais cursos ao longo do ano, e dar sequência com aulas presenciais quando possível. Também buscamos o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], estamos com um processo de convênio adiantado”, adianta o administrador.

O Senac-DF já possui parceria com o GDF e oferece cursos gratuitos, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), em outras administrações regionais. “Para nós, ofertar e ministrar os cursos demandados para o Varjão significa o cumprimento da nossa missão. Essa é a nossa expertise, transformando vidas através do aprendizado”, ressalta o diretor regional do Senac-DF, Antônio Tadeu Peron.

Acordos com outros órgãos do GDF, como a Secretaria de Trabalho (Setrab) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), já estão sendo encaminhados para este ano, de acordo com o Senac-DF.

Confira as informações e os requisitos para inscrição nos dois cursos:

> Como se inscrever?

Pelos telefones 99219-0082 ou 3468-8571

> Quais os requisitos?

Os interessados e interessadas devem apresentar documentação original com foto (RG ou CNH), comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade e carteira de trabalho. Para os interessados e interessadas entre 15 e 18 anos de idade, é necessário apresentar comprovante de matrícula no Ensino Médio e documento de um responsável legal (RG ou CPF).

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA