Distrito Federal

Vargem Bonita inaugura feira familiar neste sábado (15)

Publicado

em


“Estamos acompanhando o processo, participando das reuniões e fazendo sugestões para apoiar da melhor forma possível” Claudia Coelho, gerente do escritório da Emater da Vargem Bonita

A partir deste sábado (15), o Núcleo Hortícola Vargem Bonita, bem como toda a região do Park Way, poderá usufruir  da Feira da Vargem. Localizada em frente ao comércio local, ao lado da quadra de futebol da comunidade, a feira funcionará todo sábado, das 7h30 às 15h. Já na inauguração, contará com 18 barracas de produtos hortícolas, duas de artesanato e várias de alimentação.

Já foram entregues 15 barracas pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA), com contrato de cessão de uso de dois anos | Foto: Divulgação/Emater

Resposta a uma antiga demanda da comunidade, o novo espaço será mais uma oportunidade de comercialização da produção local com dia e horário fixos, diretamente para os consumidores. Na feira, os moradores da região e futuros visitantes poderão encontrar folhosas como alface, couve, salsa, cheiro-verde, além de hortaliças como berinjela, cenoura, chuchu, abobrinha e diversos outros produtos, todos de cultivo orgânico.

A Superintendência Federal de Agricultura (SFA), órgão do Ministério da Agricultura, entregou 15 barracas para a Administração Regional do Pak Way utilizar com os produtores da agricultura familiar. A entrega foi ajustada por meio de contrato de cessão de uso com validade de dois anos. A administração está trabalhando na montagem do espaço e em toda a estrutura, com piso e energia elétrica.

“A ideia aqui é que o preço também seja um atrativo, porque serão as melhores hortaliças vendidas sem intermediários, diretamente pelo produtor” Maurício Tomaz, administrador do Park Way

Com o apoio da comunidade e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), o chamado “kit feira” entregue pela SFA está ganhando corpo. Além da divulgação e mobilização dos agricultores para participar da feira, a empresa tem apoiado a associação local, como forma de incentivo à comercialização, e vem orientando os produtores sobre boas práticas, para obtenção do Selo da Agricultura Familiar a cada item a ser ofertado no local.

“Estamos acompanhando o processo, participando das reuniões e fazendo sugestões para apoiar da melhor forma possível”, afirma a gerente do escritório local da Emater na Vargem Bonita, Claudia Coelho.

Entrega facilitada

Para a agricultora familiar Karoline Costa, uma feira próxima à sua propriedade facilita a logística de entrega dos produtos. “Minha expectativa é que essa feira vá para frente”, diz. “Assim como tem boas feiras no Gama, no SIA, aqui tem tudo para dar certo também”.

O administrador do Park Way, Maurício Tomaz, aposta na atratividade da cultura local. “Não é em todo lugar que a gente tem a riqueza que a Vargem Bonita tem, como artesanato e culinária oriental”, destaca. Assim, além de produtos hortícolas, o espaço também vai oferecer alimentos como yakissoba, sushi e tofu – típicos da culinária japonesa, bastante difundida no local, que tem muitos produtores com essa ascendência – , além de peças de artesanato, como luminárias e bonecas japonesas, e até espaço para apresentações culturais.

“A ideia aqui é que o preço também seja um atrativo, porque serão as melhores hortaliças vendidas sem intermediários, diretamente pelo produtor”, explica o administrador regional.

“Vamos começar com 100% das barracas disponibilizadas em funcionamento, pois temos 15 produtores confirmados, mas ainda temos espaço para crescer, pois cada barraca pode abrigar até dois produtores no futuro”, antecipa a gerente do escritório local da Emater.

Todos os espaços para feirantes interessados na venda de produtos alimentícios foram ocupados, mas ainda há oportunidade para mais artesãos participarem da feira, segundo informações da administração regional.

Prevenção à covid-19

Maurício Tomaz vê na inauguração da feira uma forma de enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia. Tudo será feito com segurança, garante ele, respeitando as medidas restritivas. “As barracas terão distanciamento”, informa. “Além da obrigatoriedade do uso da máscara, vamos seguir os decretos, e não será possível o consumo dos alimentos no local. Com o tempo e com a abertura de acordo com os decretos vigentes, vamos melhorar a estrutura cada vez mais para possibilitar segurança e melhorias para a nossa feira”.

Feira orgânica da Vargem Bonita

  • Inauguração: sábado (15), ao lado da quadra de futebol. Funcionamento aos sábados, das 7h30 às 15h.

*Com informações da Emater

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA