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Vacinação de público de áreas vulneráveis em debate na Saúde

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As secretarias de Saúde, Cidades e de Justiça e Cidadania reuniram-se nesta sexta-feira (2), para debater a vacinação contra covid-19 nas áreas de maior vulnerabilidade social do Distrito Federal. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nos locais onde a procura pela vacina está baixa.

O encontro contou com a participação de administradores regionais, diretores de Atenção Primária (Diraps) das sete regiões de saúde e membros do Conselho de Saúde de várias regiões administrativas.

Okumoto destacou que não tem por que a população querer escolher qual vacina vai tomar, tendo em vista que todas foram aprovadas pela Anvisa | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

“Nosso objetivo é unir forças e fazer uma parceria para que haja grande divulgação da vacinação contra covid-19 aos moradores de áreas vulneráveis do DF, pois sabemos que há pessoas que não têm acesso à internet, às vezes nem televisão, e que não vacinaram ainda nem por conta da idade ou de alguma comorbidade. Por isso, essas pessoas serão vacinadas sem necessidade de fazer agendamento”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“A melhor vacina é a disponível para tomar”.Osnei Okumoto, secretário de Saúde

De acordo com ele, o trabalho dos administradores regionais, em conjunto com o Diraps de cada região de saúde, além das rádios comunitárias e do Conselho de Saúde, é essencial para que a vacina alcance toda a população das áreas de vulnerabilidade.

Okumoto destacou que não tem por que a população querer escolher qual vacina vai tomar, tendo em vista que todas foram aprovadas pela Anvisa, e que “a melhor vacina é a disponível para tomar”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reiterou durante a reunião que o objetivo do GDF é dar uma resposta rápida e com celeridade à população, promovendo uma grande ação de saúde para o público de áreas vulneráveis.

“Queremos levar a vacina às pessoas que não possuem acesso à internet e nem meios de se locomover. Por isso, vamos ajudar através do programa Sua Vida Vale Muito, em que motoristas do aplicativo 99 em parceria com a nossa pasta buscam o cidadão em casa para ir tomar a vacina”, informa. Para se inscrever e ganhar um voucher, basta acessar o site do programa.

“Vamos criar pontos específicos de vacinação para atender toda a população dessas áreas vulneráveis”Raquel Beviláqua, secretária adjunta de Assistência à Saúde

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, destaca que cada região de saúde possui suas particularidades, principalmente nas áreas rurais. Segundo ela, a aplicação da vacina em 40% da população já se mostra eficaz pois há cada dia mais queda na ocupação de leitos. “Vamos criar pontos específicos de vacinação para atender toda a população dessas áreas vulneráveis”.

Administrações regionais

Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde, explica que a Secretaria de Saúde fará busca ativa nas áreas vulneráveis, mas para isso precisa da ajuda das administrações regionais, que identificarão os locais de difícil acesso e repassarão às equipes da saúde.

Além disso, o subsecretário reiterou que o Distrito Federal segue rigorosamente as normas do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e não utiliza doses de D2 para fazer a aplicação de D1, para que não haja o risco de faltar vacina, como em alguns estados.

O secretário executivo de Cidades, Valmir Lemos destacou que a pasta está à disposição da Secretaria de Saúde para ajudar na ampliação da vacinação contra covid-19, pois cada cidade do DF possui um perfil diferente, algumas com áreas rurais muito grandes.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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