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Unidades do Na Hora triplicam serviços e investem em tecnologia

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De 2019 a 2021, as unidades do Na Hora ampliaram a oferta de comodidades à população. Passaram de 29 para 90 diferentes serviços disponíveis, um aumento de mais de 200%. Essa ampliação da carta de serviços reforçou a necessidade de investimentos em tecnologia e equipamentos; um novo gerenciamento para filas em tempo real; além de um aplicativo específico para regularização de débitos.

Em 2021, o Na Hora soma 518 mil atendimentos nas unidades e 39,6 mil autoatendimentos

Todo o caminho pensado para modernização do Na Hora deve ser implantado até o primeiro semestre de 2022. Reformas já vêm sendo feitas e as mudanças também. Responsável pelo serviço, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) assinou contrato com o Banco de Brasília (BRB) para promover essa modernização. O enfoque é na atualização tecnológica dos serviços prestados em todas as unidades.

Os 565 computadores das unidades do Na Hora serão substituídos por novos, sendo que os antigos serão revertidos ao patrimônio da Secretaria de Justiça | Foto: Arquivo / Agência Brasília

 “Isso significa mais cidadania à população do DF, que terá as suas demandas atendidas com mais agilidade”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Criado em 2001 para facilitar a vida do cidadão, o Na Hora é um espaço que oferece serviços de regularização de débitos, emissão de documentos, ligação de água, emissão de Habite-se, solicitações ao Detran-DF, entre outros.

Em 2020, as unidades do fizeram 1,1 milhão de atendimentos. O número de autoatendimento foi de 55,8 mil no mesmo período. Já em 2021, o Na Hora soma 518 mil atendimentos nas unidades e 39,6 mil autoatendimentos. O tempo médio de espera, que chegou a ser de até 11 minutos em 2020, caiu para três a sete minutos em 2021.

O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, afirma que construir uma área de tecnologia flexível às demandas dos cidadãos é uma condição importante para o aprimoramento dos atendimentos. “A modernização dos serviços já foi iniciada, esperamos que tudo esteja pronto no primeiro semestre de 2022”.

Para que isso transcorra da melhor forma possível, os 565 computadores das unidades do Na Hora serão substituídos por novos, sendo que os antigos serão revertidos ao patrimônio da Secretaria de Justiça.

Outra novidade será a utilização do Data Center da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic). Assim, será possível acessar o sistema por meio da internet, de qualquer dispositivo, gerando economia na contratação de serviços dessa natureza e segurança da informação para rede interna das unidades.

Controle das filas

O controle das filas será feito em tempo real com uma ferramenta de Business Intelligence, que permite analisar todos os dados e fornecer suporte a tomadas de decisões no que se refere a gestão dos serviços. Segundo a Sejus, as pesquisas de satisfação serão ampliadas e disponibilizadas em diversos canais de comunicação visando a melhoria contínua dos serviços com base no feedback dos cidadãos.

As unidades também serão reformadas, passando por mudanças no layout, adequações para portadores de necessidades especiais, mobiliário novo e modernização do sistema de ar-condicionado.  

Um novo aplicativo

O BRB vai liderar o desenvolvimento de um aplicativo que vai reunir em um único local os serviços  regularização de débitos junto à administração direta e indireta. O aplicativo vai permitir acesso aos demais serviços on-line, tais como emissão de certidões, nada consta e agendamentos de atendimentos presenciais.

Fonte: Governo DF

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Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha

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Nos últimos dias, cem kits de medicamentos e insumos, com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês, chegaram ao estado. Programa Nacional de Imunizações enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina ao Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.

Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.

Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.

Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.

Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.

ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.

“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.

NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:

Balanço de atendimentos

  • Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
  • Equipes volantes: 548
  • Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
  • Remoções aéreas: 25
  • Atendimentos psicossociais: 22

Força de trabalho:

  • 134 profissionais em atuação;
  • 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
  • 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
  • 62 profissionais no HCamp;
  • 19 profissionais de gestão;
  • 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)

Recursos aplicados:

  • Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
  • Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
  • Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
  • Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
  • Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.

IMUNOGLOBULINA  — Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

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