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Unidades de saúde seguem com ações do ‘Outubro Rosa’

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As ações do Outubro Rosa continuam em várias unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal. A campanha tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero. Reforçando a iniciativa, a Unidade Básica de Saúde 2 (UBS 2) do Recanto das Emas promoveu, nesta quinta-feira (21), o Dia D do Outubro Rosa.

Foram oferecidos exames de mama, aferição da pressão arterial e glicemia, auriculoterapia e bate-papo com médicos e enfermeiros, entre outras atividades

“Já estávamos fazendo ações focadas no Outubro Rosa, como exames de mama e coleta do exame citopatológico preventivo, desde o início do mês, com atendimento à população nos dois turnos, porque houve aumento na procura aos nossos serviços”, informa a gerente da unidade, Kelly Lima.

A ação ocorreu durante todo o dia e ofereceu ao público um lanche na abertura. Foram montados estandes das equipes de odontologia, farmácia e do Núcleo de Atenção de Saúde da Família (Nasf). Houve aferição da pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, exames de mama, bate-papo com médicos e enfermeiros para tirar dúvidas e atendimentos individuais.

Foram ainda distribuídos kits de higiene bucal, maquiagem e limpeza de pele, além de corte de cabelo. Na parte de lazer, destacaram-se dinâmicas em grupo, aula de zumba e de fitdance e distribuição de brindes.

Iniciativa incluiu orientações sobre higiene bucal | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

A gerente Kelly Lima conta que, desde o início da pandemia e com a suspensão de atividades coletivas, houve uma queda muito grande na procura da população pelos serviços disponíveis na UBS 2 do Recanto das Emas. Assim, a ação teve como um dos focos a divulgação da importância da alimentação saudável e da prevenção.

Participação

A diarista Elizângela Santos, 29 anos, foi marcar uma consulta na unidade e aproveitou para cortar os cabelos. “Achei muito legal essa proposta e vou aproveitar para fazer o exame da mama e tirar minhas dúvidas, além de renovar o visual”, disse. Ela ficou empolgada com a orientação da equipe de odontologia dada ao filho, o pequeno Gustavo, de 8 anos.

“Eu aferi minha pressão arterial, fiz auriculoterapia para reduzir o estresse e fiz o exame de mama”, relatou Raimunda Nonata da Paz, 54, que foi à UBS tomar sua segunda dose da vacina contra covid-19 e aproveitou para acessar outros serviços oferecidos durante a ação. “Achei uma ótima iniciativa”, elogiou.

A equipe de nutrição do Nasf estava dando orientações sobre alimentação saudável e práticas para aumentar a qualidade de vida, como inserir atividade física na rotina e dormir melhor. Além disso, todos podiam se pesar e ter o Índice de Massa Corpórea (IMC) avaliado.

Outras ações

Na UBS 7 de Taguatinga, o dia também foi repleto de atividades, com ações voltadas à beleza, fisioterapia, auriculoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Houve um coffee break com entrega de brindes para as pacientes, bate-papo e dinâmica sobre autocuidado e práticas integrativas, como lian gong e meditação. Também ocorreram palestras nas UBSs 6 e 7 do Gama.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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