Geral

Uma pista novinha para os skatistas de Águas Claras

Publicado

em


O concreto curvado, por onde normalmente passam as rodinhas de um skate, agora recebe também um outro tipo de rolamento: o da demão de tinta, trazida pelo rolo de pintura. A pista de skate da quadra 107 de Águas Claras, localizada na Praça das Araras, é um dos 28 equipamentos públicos nos quais os alunos do RENOVADF estão atuando na recuperação e manutenção, ao mesmo tempo em que se qualificam profissionalmente.

Ministrados pelo Senai, os cursos oferecidos pelo RENOVADF proporcionam novas habilidades ao aprendiz, como pintura, concretagem, solda, serviços elétricos e manutenções em geral | Foto: Lúcio Bernardo Jr

Vinte e cinco alunos do terceiro ciclo do programa trabalharam na recuperação de buracos e pontos desnivelados dos dois bowls (pistas de skate em formato côncavo, como uma piscina vazia) e da pintura das pistas, bordas e áreas planas adjacentes. A próxima etapa do trabalho de manutenção será a soldagem dos corrimões de apoio.

“A pista de skate está ficando muito boa. Arrumaram também a quadra poliesportiva, a praça está toda com iluminação de LED. Ficou tudo muito bom”Paulo Vitor Rodrigues, 33, professor

Enquanto os alunos do RENOVADF pintavam um dos bowls, skatistas da região faziam manobras e aproveitavam a pista vizinha recém-arrumada e pintada. Os estudantes Samuel Braga, 18 anos, e Brendo Ribeiro, 23, moram em Águas Claras e comentaram sobre os serviços que estão sendo feitos. “A pista estava muito ruim. Deram uma melhorada, principalmente em alguns buracos que apareceram ”, observou Samuel.

Já o professor Paulo Vitor Rodrigues, 33, elogiou tanto os trabalhos do RENOVADF na pista quanto outras melhorias realizadas na praça como um todo. “A pista de skate está ficando muito boa. Arrumaram também a quadra poliesportiva, a praça está toda com iluminação de LED. Ficou tudo muito bom”, comenta.

Desde o início do programa, no começo deste ano, mais de 150 equipamentos públicos foram reformados em Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Arniqueira, Itapoã, Guará, Estrutural, Águas Claras e Riacho Fundo, onde recentemente foi entregue a reforma de mais uma pista de skate. Mais de 800 alunos já foram certificados pelo Senai, parceiro da Secretaria de Trabalho (Setrab) no RENOVADF, e outros 1.500 alunos foram convocados para o quarto ciclo do programa.

“O RENOVADF veio como uma novidade que ampliou o trabalho. Muitas vezes só a nossa mão de obra não dá conta das demandas, então é um reforço. A comunidade tem gostado, o trabalho é ótimo”Edivan Marinho, coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da Administração Regional de Águas Claras

O coordenador de Acompanhamento e Fiscalização de Projetos da Setrab, Cláudio José de Mello, explica como é feita a interlocução entre o programa e o GDF para a execução dos trabalhos. “As administrações passam a listagem das estruturas que precisam de manutenção, são feitas vistorias para verificação de quais materiais serão usados e o escopo das atividades. Se forem compatíveis com o que o RENOVADF oferece, elas entram na rota do programa”, detalha.

Além da população, o trabalho desempenhado pelos alunos também é elogiado por quem é responsável pelas obras nas regiões administrativas. “O RENOVADF veio como uma novidade que ampliou o trabalho. Muitas vezes só a nossa mão de obra não dá conta das demandas, então é um reforço. A comunidade tem gostado, o trabalho é ótimo, tendo em vista que não é algo profissional”, ressalta o coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da Administração Regional de Águas Claras, Edivan Marinho.

No próximo dia 15, será a vez do Plano Piloto receber o RENOVADF, que irá atuar na recuperação de 408 equipamentos públicos em 144 quadras da região administrativa.

Os estudantes Samuel Braga, 18 anos, e Brendo Ribeiro, 23, aprovaram a pista recém-arrumada e pintada | Foto: Lúcio Bernardo Jr

Sobre o programa

O RENOVADF consiste na oferta de cursos de qualificação profissional integrados às atividades de conservação do patrimônio público, com o fim de proporcionar a capacitação do trabalhador de forma a torná-lo apto a atender às exigências do mercado de trabalho, ajudando a combater o desemprego.

Ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos oferecidos pelo RENOVADF proporcionam novas habilidades ao aprendiz, como pintura, concretagem, solda, serviços elétricos e manutenções em geral.

Os alunos estudam quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e têm direito a benefícios, tais como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.100); vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA