Distrito Federal

Uma nova área de lazer para curtir a vida no Sudoeste

Publicado

em


Mais um espaço público foi abraçado pelo projeto Adote uma Praça, reformado e entregue de volta à comunidade. Na última sexta-feira (28), moradores da QRSW 1, no Sudoeste, e de quadras vizinhas, participaram da reinauguração de uma praça que, há mais de 15 anos, não passava por manutenção. Quadra poliesportiva, bancos e mesas de concreto, além do parquinho infantil, foram renovados com pintura e recuperação de estruturas. A iniciativa vai beneficiar cerca de 15 mil moradores do bairro.

Reformada a um custo de cerca de R$ 8 mil dento do projeto Adote uma Praça, o espaço na QRSW 1, no Sudoeste, beneficia em torno de 15 mil moradores da região | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

Para celebrar a entrega, uma animada aula de ginástica tomou conta da quadra de esportes. Uma das participantes do exercício, a aposentada Rosângela Madea, 66 anos, estava satisfeita. “Ficou maravilhoso. Eu que ando de bicicleta diariamente, estava complicado passar pelas calçadas quebradas”, conta. “A Administração está de parabéns”, complementa.

“Em tempos de pandemia, as pessoas querem espaços ao ar livre. E sentíamos falta de uma praça mais bem cuidada”Juliana Michon, síndic de bloco

Já a síndica de um dos blocos da quadra, a servidora pública Juliana Michon, 42 anos, diz que um dos pontos de encontro da comunidade está de volta.  “Em tempos de pandemia, as pessoas querem espaços ao ar livre. E sentíamos falta de uma praça mais bem cuidada”, explica. “Penso que as pessoas, vendo que está tudo novo, vão ajudar a cuidar e colaborar”, aposta a moradora.

Somatório de forças

A reforma custou cerca de R$ 8 mil e foi feita dentro do projeto Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe). Donos de um supermercado do bairro, além dos próprios moradores, contribuíram financeiramente. Foram 135 metros de calçadas recuperadas, construção de rampas de acessibilidade, plantio de grama, pintura e conserto de brinquedos e do alambrado do parquinho, instalação de tabelas de basquete na quadra, além de poda baixa de árvores.

Para celebrar a entrega do espaço reformado, foi promovida uma animada aula de ginástica que atraiu dezenas de moradores

E contou com a força de trabalho de vários órgãos: Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), polo central do GDF Presente, além do apoio da Fábrica Social, que doou equipamentos esportivos. Cerca de 40 servidores da administração ajudaram de alguma forma na recuperação da pracinha.

Famílias de volta à pracinha

“Revitalizar um espaço público traz vida e movimento para ele, né? Esse local andava meio esquecido pelos moradores” , afirma a administradora do Sudoeste, Tereza Lamb. “Essa semana, observei mães sentadas nas mesas com um notebook, ao mesmo tempo em que os filhos brincavam no parquinho. É gratificante”, comemora.

Presente ao evento, o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, destaca que o Adote uma Praça tem sido bem aceito pela população e 20 regiões administrativas já receberam o projeto.  Parques, praças, becos, áreas verdes e estacionamentos ganham cara nova por meio do programa de parceria.

“Estamos trazendo o cidadão de volta ao espaço público em locais que, em muitos casos,  estavam abandonados. Foi uma ideia muito boa do governador Ibaneis de trazer essa proposta para o DF. Está dando muito certo!”, finaliza Andrade.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA