Distrito Federal

Uma Agência do Trabalhador mais confortável

Publicado

em


A agência foi totalmente reformada e agora tem salas para processo seletivo, atendimento ao microcrédito e qualificação profissional | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Uma nova Agência do Trabalhador de Brazlândia foi entregue à população nesta terça-feira (9). Criada no início da década de 90, pela primeira vez a unidade foi totalmente reformada. As obras avançaram pela parte estrutural e elétrica até a troca do mobiliário. Agora, quem visita o espaço vê uma agência mais ampla, com salas para processo seletivo, atendimento ao microcrédito e qualificação profissional, além de uma brinquedoteca para os filhos de pais que estão sendo atendidos.

Confira o vídeo:

O investimento na reforma foi de mais de meio milhão – provenientes de emenda parlamentar do vice-líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Robério Negreiros. A obra gerou 26 oportunidades de emprego. Durante a inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento do empreendedorismo. A frota será utilizada para que os agentes possam realizar mais atendimentos.

163 milpessoas buscaram atendimento em 2020 nas Agências do Trabalhador do DF

Durante a inauguração da agência, localizada no setor norte, próxima à rodoviária da cidade, o governador Ibaneis Rocha lembrou as ações do Executivo para gerar emprego e renda na capital. “Arrumamos a casa, acabamos com a Difal, fizemos o Refis [Programa de Incentivo à Regularização Fiscal], desenvolvemos projetos junto à Câmara Legislativa do DF. Tudo isso para que os empresários voltassem a investir e empregar pessoas”, destacou.

Na inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento ao empreendedorismo| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade local”, ressaltou Ibaneis. “Mesmo em meio a uma pandemia, não deixamos a cidade parar, continuamos a fazer obras e a buscar recursos. Os próximos meses serão de muitas entregas e início de obras”, adiantou.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, contou que o espaço pertencia a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) e foi doado para a pasta em 2020. “Desde então, começamos o processo de transformação para atender melhor a população e oferecer conforto e segurança para usuários e funcionários. Com a revitalização de toda a parte estrutural e mobiliários, será possível aumentar o atendimento na unidade”, garante.

Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade localIbaneis Rocha, governador

O deputado distrital Robério Negreiros destinou emendas para a reforma da agência e reforça que a unidade terá papel fundamental após a pandemia. “Muitas pessoas perderam seus empregos com a crise. Precisamos ajudá-las a terem outras oportunidades para mudar essa realidade”, salientou.

Os pais também podem contar com uma brinquedoteca para seus filhos, enquanto são atendidos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Aprovação

Luciano Carvalho, 43 anos, foi em busca de uma oportunidade de emprego na manhã desta terça (9) e aprovou a reforma do espaço. “A situação estava precária, fazendo com que o atendimento ficasse comprometido. Agora temos um local melhor e confortável. O GDF está de parabéns”, elogiou o morador de Brazlândia.

Chefe do setor de Microcrédito, Cristiane Santos, 40 anos, está encantada com o novo local de trabalho. Há quase dois anos na agência, ela acredita que a revitalização do espaço proporciona melhora no atendimento. “Parecia um galpão abandonado, era muito quente, a sala de espera era bem desconfortável, mas mesmo assim nós adaptávamos para atender a todos da melhor forma possível”, lembra a funcionária.

Atendimento
A Agência do Trabalhador oferece diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminha candidatos que se apresentam às empresas, além de ofertar serviço de entrada ao seguro desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, serviços de solicitação de microcrédito e de qualificação em cursos profissionalizantes da Secretaria de Trabalho.

Em 2020, 163 mil pessoas buscaram atendimento nas 17 Agências do Trabalhador do DF. Nas agências, um dos serviços mais procurados foi a oferta de vagas de emprego – 16 mil vagas. No ano passado, também foram inseridos 4.343 trabalhadores no mercado e inscritos 23 mil pessoas no sistema público de emprego. Dezoito mil interessados foram encaminhados para processos seletivos.

Em Brazlândia, foram realizados 8.130 atendimentos, 1.080 encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego e 898 inscrições na Plataforma do Sistema Público de Emprego.

Serviço

Agência do Trabalhador de Brazlândia
Endereço: SCDN Bl. K Lj. 01/05
Horários de atendimento: 8h às 17h.

* Com informações da Secretaria de Trabalho

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA