Distrito Federal

Um milhão de vistorias na luta contra a covid-19

Publicado

em


A DF Legal mantém 16 equipes por turno nas ruas do Distrito Federal | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

 A Secretaria DF Legal ultrapassou a marca de um milhão de vistorias a estabelecimentos comerciais no combate à pandemia de covid-19 por todo o Distrito Federal. As ações de fiscalização dos protocolos de prevenção foram iniciadas em 23 de março do ano passado e têm sido reforçadas conforme a necessidade de cada região administrativa.

Acompanhadas pelas forças de segurança, as equipes da DF Legal empreendem operações das 8h às 2h, de segunda-feira a domingo. São vistoriados todos os tipos de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lojas de rua e ambulantes, entre outros.

Durante as 1.046.688 ações, foram fiscalizados os cumprimentos dos protocolos sanitários, como a aferição de temperatura na entrada do estabelecimento, a oferta de álcool gel para todos os clientes e funcionários, a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de circular sem essa proteção, bem como de dança nos locais onde haja música.

Desde o início das fiscalizações, foram aplicadas 1.335 multas e interditados 2.650 estabelecimentos

“Após ultrapassarmos a marca de um milhão de vistorias, temos certeza que muitas vidas foram salvas graças a esse trabalho. Nossos servidores estão dando além do que podem, mas o esforço tem sido recompensado com famílias unidas. Pedimos que a população, os diversos segmentos sociais e o setor produtivo continuem observando as medidas de proteção e combate à covid-19, para que logo possamos retomar a normalidade”, destacou o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

Atualmente, a DF Legal mantém 16 equipes por turno nas ruas do Distrito Federal. Desde o início das fiscalizações, já foram aplicadas 1.335 multas e interditados 2.650 estabelecimentos que não estavam funcionando de acordo com os protocolos sanitários. Mais de 25 mil estabelecimentos foram fechados compulsoriamente.

A operação também tem multado pessoas pelo não uso de máscaras. Os fiscais da DF Legal, primeiramente abordam as pessoas e as orientam a usarem o item de proteção. Quando não usam, acabam multadas. Ao todo, 360 cidadãos foram autuados.

Entre orientações e punições, a pasta também entregou 238.026 máscaras em 82.225 abordagens.

A fiscalização da DF Legal está nas ruas, mas ainda não tem olhos para todos os locais. Por isso, as pessoas que quiserem colaborar podem denunciar irregularidades pelo telefone 162, ou ainda pelo 190, da Polícia Militar.

* Com informações do DF Legal

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA