Política

Última sessão do mês foca em projetos de parlamentares

Publicado

em


Os deputados estaduais aprovaram na tarde dessa quinta-feira, 30, durante a votação na sessão ordinária híbrida, seis projetos de lei, todos de autoria dos parlamentares. Desses processos, três são em primeira fase de discussão e votação e três, em fase final de apreciação. 

Inicialmente, foi aprovado o projeto de lei nº 7459/21, de autoria do deputado e presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB) que trata da adequação da Lei Estadual n° 20.968, de 18 de fevereiro de 2021 (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado de Goiás para o exercício de 2021. A matéria foi aprovada em primeira votação em Plenário, com o placar eletrônico registando 23 votos favoráveis e nenhum contrário.

A proposta do presidente da Alego é a de revogar o 2° parágrafo do art. 25-A da Lei N° 20.968, de 18 de fevereiro de 2021, haja vista que o mesmo marca o prazo de até o dia 31 de julho de 2021, para apresentação do ofício mencionado no caput desse artigo.

“O dispositivo em questão tem prejudicado os municípios beneficiados, visto que alguns necessitam alterar o objeto inicialmente apontado após o prazo definido. Ocorre que as precisões municipais podem acontecer a qualquer tempo”, coloca Lissauer Vieira, em sua justificativa parlamentar.

O Plenário aprovou, em seguida, em primeira votação nominal, o projeto de lei nº 5973/21, que estadualiza a rodovia municipal GO-437, no trecho entre o município de Gameleira e o distrito de Mocambinho. Uma das principais estradas de escoamento de produção agrícola do município e rota de turismo, a via atende também vários loteamentos surgidos com a construção do lago de Corumbá 4. A propositura do deputado Tião Caroço (DEM) obteve o sinal verde dos deputados com 22 votos favoráveis e nenhum contrário.

“A estrada, ainda que deficiente, necessita com urgência da elevação do greide, já que nos períodos chuvosos torna-se intransitável. Outro fato é que nos feriados está ocorrendo congestionamento de veículos de produtores rurais e de turistas”, explica o deputado em suas justificativas.

Ainda em primeira votação, O processo n° 4188/18, do deputado Talles Barreto que dispõe sobre a comercialização e distribuição de produtos ópticos no varejo no âmbito do Estado de Goiás. A matéria foi aprovada pelo colegiado com 23 votos sim e nenhum voto não. 

Logo em seguida, os parlamentares aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei nº 4546/20, com 21 votos sim e nenhum voto contrário. De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), o processo declara como entidade de utilidade pública a Associação Catalana de Esporte. 

“A declaração de utilidade pública será importante para garantir que a referida associação possa firmar parcerias com a administração pública, a fim de cumprir efetivamente com a sua função social”, esclarece a justificativa do projeto. A matéria agora segue para sanção da Governadoria.

Também em segunda votação, foi aprovada a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas. O projeto de lei nº 2006/20, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT) recebeu 21 votos favoráveis e nenhuma manifestação contrária. 

De acordo com o projeto, essa política tem, entre seus objetivos, “fomentar a proteção dos recursos genéticos locais, visando à sustentabilidade dos agroecossistemas e perpetuar espécies, variedades e cultivares produzidos em unidade familiar ou tradicional, prioritariamente as espécies vegetais para alimentação”. A matéria agora segue para sanção do Poder Executivo.

Por fim, com 21 votos a favor e nenhum contra, os deputados aprovaram em segunda votação o projeto de lei nº 3775/20, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD), que declara de utilidade pública a Associação Espírita Casa do Mestre Jesus, com sede no município de Palmelo (GO). A matéria segue para sanção da Governadoria.

Comissão Mista

O presidente da Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Humberto Aidar (MDB), submeteu à apreciação dos pares, na tarde desta quinta-feira, 30, três projetos de lei de autoria da Governadoria e um assinado pelo deputado Cláudio Meirelles (PTC). Todas as matérias terminaram com seus relatórios aprovados pelo grupo de parlamentares.

Dentre elas, o texto de n° 7383/21 da Governadoria. Altera a lei que dispõe sobre o fundo rotativo da Secretaria de Estado da Educação. O relator da matéria foi o deputado Cairo Salim (Pros) que assinou pela aprovação da matéria. Pediram vista do relatório os deputados Delegado Humberto Teófilo (PSL), Delegado Eduardo Prado (DC) e Karlos Cabral (PDT). Porém, nenhum deles se manifestou. Sendo assim, o relatório favorável terminou aprovado. 

Na sequência foi apreciado o processo n° 3625/21 de autoria do deputado Cláudio Meirelles (PTC). A matéria, dentre outros pontos, altera a lei que institui medidas facilitadoras para que o contribuinte negocie seus debitos com a fazenda pública estadual. O parecer, assinado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira (Pros), foi pela diligência. Apesar dos pedidos de vista dos deputados Delegado Humberto Teófilo, Karlos Cabral e Helio de Sousa (PSDB), que não se manifestaram, o relatório de Cirqueira foi aprovado por unanimidade.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA