Nacional

TV Brasil estreia produções seriadas neste fim de semana

Publicado

em

A TV Brasil apresenta sete novas séries documentais em sua programação a partir deste sábado (10) e domingo (11). A emissora pública estreia uma sequência de conteúdos inéditos aos finais de semana com atrações sobre temáticas diversas como literatura, cultura contemporânea, automobilismo, culinária e turismo. As edições dos programas ainda ficam disponíveis no app TV Brasil Play.

As novidades na telinha do canal aos sábados são os seriados Imortais da Academia, produção que aborda grandes autores nacionais, às 7h; Geekland, uma imersão no universo dos games, tecnologia, apps, filmes e séries, às 11h; Tunadas, sobre esportes a motor, em seguida, às 11h30; Receitas Brasil, para abrir o apetite, às 12h30; e a segunda temporada do reality Geohunters, logo depois, às 13h.

Já aos domingos, a TV Brasil traz para o público dois programas que incrementam a sequência de obras da emissora sobre o país, as belezas do território continental e destinos encantadores. A primeira estreia é Belle Époque e as Fazendas Históricas, às 10h. Mais tarde, o destaque é Terra Brasil, às 19h. A série explora aventuras em viagens por regiões preservadas com foco na fauna, flora, clima e história dos destinos.

Imortais da Academia – sábado, dia 10/12, às 7h

Revelar o presente e o passado da Academia Brasileira de Letras (ABL) é o mote da série Imortais da Academia que a TV Brasil apresenta aos sábados, às 7h. Com 42 episódios de 26 minutos, a produção destaca os ocupantes das eternizadas cadeiras de uma das mais respeitadas instituições culturais do país.

Com narração de Fernanda Montenegro, o programa conduzido pelos próprios acadêmicos e por estudiosos de diferentes áreas mostra o espectro multifacetado que forma a ABL por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras.

Ana Maria Machado Ana Maria Machado

A imortal da Academia Ana Maria Machado – Assessoria de Comunicação – Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) – Prefeitura do Rio

A proposta é contar a história não apenas da literatura nacional, mas também do Brasil e de seu tempo. Produzido pela Giros, o seriado Imortais da Academia revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros. A entidade acompanha transformações socioculturais em um país em constante transformação.

Com o título Cadeira 1: Abaixo o tatibitati, a edição de estreia da série analisa a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de ocupar o prestigiado lugar. São lembrados a atual titular, Ana Maria Machado, o fundador, Luís Murat, e o escritor goiano Bernardo Élis que derrotou Juscelino Kubitschek. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 da ABL sempre foi marcada pela intensidade.

Ficha Técnica – Imortais da Academia
Produção: Giros
Direção: Belisario Franca
Ideia original e Consultoria: Luiz Dolino
Locução: Fernanda Montenegro
Ano: 2018
País de origem: Brasil
Episódios: 42
Duração: 26 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: 10 anos

Geekland – sábado, dia 10/12, às 11h

A TV Brasil exibe as duas temporadas da produção documental Geekland em sequência. No ar aos sábados, às 11h, o programa inédito na televisão aberta mergulha no mundo de uma galera que adora fantasias, sucessos do cinema, séries de tevê, tecnologia e games em 30 episódios de 25 minutos

As edições semanais acompanham a disputa entre os apaixonados por personagens da sétima arte e explica de que maneira são criadas as fantasias dos adeptos do cosplay.

Programa Geekland TV Brasil Programa Geekland TV Brasil

Programa Geekland  mostra como são criadas as fantasias dos adeptos do cosplay – TV Brasil/Divulgação

O programa em cartaz na emissora pública mostra a rotina de youtubers e o cotidiano dos fãs de séries de TV. Também visita alguns dos eventos mais aguardados da área e que promovem a cultura geek. A obra da Medialand é dirigida por Carla Albuquerque.

O universo DC Comics é tema da estreia. A atração aborda o engajamento do segmento que está na moda e reúne milhares de pessoas. Considerado um dos mais conceituados desenhistas brasileiros, o ilustrador Ivan Reis é homenageado numa exposição sobre a Era Heroica desses personagens.

Ficha Técnica – Geekland
Produção: Medialand
Direção: Carla Albuquerque
Ano: 2018
País de origem: Brasil
Episódios: 30
Duração: 25 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: 10 anos

Tunadas – sábado, dia 10/12, às 11h30

A adrenalina embala o esporte a motor em alta velocidade nos dez episódios de 25 minutos da série Tunadas, produção que a TV Brasil leva ao ar todo sábado, às 11h30. O seriado é conduzido pela famosa pilota Suzane Carvalho.

Suzanne Carvalho pilota com arrojo no programa Tunadas Suzanne Carvalho pilota com arrojo no programa Tunadas

Suzanne Carvalho pilota com arrojo no programa Tunadas – Divulgação TV Brasil

A apresentadora dirige veículos de diversas modalidades do automobilismo no programa para a telinha do canal público. Suzana se aventura ao pisar no acelerador em categorias como motovelocidade, Fórmula Vee, kart e motocross. O seriado da Medialand tem direção de Carla Albuquerque.

A experiente Suzane Carvalho mostra disposição ao assumir o volante com firmeza, circular pelos boxes com naturalidade e levar ao público histórias de suas mais de quatro décadas nas pistas. Ela compartilha conhecimento sobre os principais campeonatos e conta os bastidores das competições. Outro tema são os desafios dos treinos e as estratégias que precedem as provas para tirar o melhor desempenho do veículo.

A primeira edição ressalta as emoções da Superbike Brasil que figura entre os cinco maiores eventos de motovelocidade do mundo. A produção tenta seguir a ligeira Suzane Carvalho correndo com a Honda CBR 500R.

Ficha Técnica – Tunadas
Produção: Medialand
Direção: Carla Albuquerque
Ano: 2019
País de origem: Brasil
Episódios: 10
Duração: 25 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: Livre

Receitas Brasil – sábado, dia 10/12, às 12h30

Na série Receitas Brasil, a chef de cozinha Letícia Massula apresenta a culinária nacional através de receitas típicas e releituras modernas das iguarias mais tradicionais do país. O ensino de saborosas dicas para um menu diversificado vai ao ar na programação da TV Brasil aos sábados, na hora do almoço, às 12h30.

Durante o preparo, a cozinheira recebe convidados especiais para um bate-papo e troca de informações gastronômicas. A série é um prato cheio para quem gosta de boa comida com um toque brasileiro. Ao todo, a produção da Medialand com direção de Carla Albuquerque tem 24 edições de 25 minutos.

Prato de frango com pequi Prato de frango com pequi

Prato frango com pequi e tomate é uma das receitas do primeiro episódio do programa – TV Brasil/Divulgação

Os episódios combinam ingredientes e temperos variados para conquistar o paladar dos mais exigentes telespectadores. A ideia é deixar o público do canal com água na boca e vontade de experimentar gostos exóticos repletos de essências.

A primeira atração abrange dicas típicas dos estados de Minas Gerais e Goiás. De entrada, Letícia Massula faz bolinho de arroz com molho de pimenta. O prato principal é frango com pequi e tomate. Para a sobremesa, a chef prepara o brasileiríssimo doce de queijo.

Ficha Técnica – Receitas Brasil
Produção: Medialand
Direção: Carla Albuquerque
Apresentação: Letícia Massula
Ano: 2017
País de origem: Brasil
Episódios: 24
Duração: 25 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: 12 anos

Geohunters – Segunda temporada – sábado, dia 10/12, às 13h

A segunda temporada do reality Geohunters ganha a telinha da TV Brasil neste sábado (10), às 13h. Com seis episódios de 43 minutos, a produção combina cultura e uma jornada instigante repleta de mistério enfrentada pelos caçadores de aventura Fernando Pessiqueli e Rayssa Kirinus.

Os apresentadores viajam para resolver enigmas e descobrir as particularidades dos locais visitados, assim como as características históricas e geográficas da região. Muito suor, adrenalina e gratas surpresas estão no roteiro da série que, de forma descontraída, atrai almas jovens de todas as idades.

Segunda temporada do reality Geohunters Segunda temporada do reality Geohunters

Programa combina cultura e uma jornada instigante – TV Brasil/Divulgação

Para solucionar os enigmas propostos, a dupla precisa de coragem, inteligência, destreza e criatividade. O verdadeiro prêmio é a trajetória percorrida, os amigos que colecionam e as dificuldades para vencer os desafios. Costumes, histórias, arquitetura local e natureza servem de inspiração em cada destino.

A interação com a natureza oferece uma maneira curiosa de fazer turismo. Além da experiência de admirar o meio ambiente, as viagens fomentam reflexões sobre a história e a geografia dos locais visitados. Com direção de Marcelo Perri, a série da Paco Huberts estreia em Serra Negra.

No primeiro programa, a edição mostra a produção artesanal de cachaça e chocolates da cidade. Os apresentadores ainda conhecem um personagem cheio singularidades: o inventor Pedrinho criou um verdadeiro Museu dos Robôs empregando materiais descartados.

Ficha Técnica – Geohunters – Segunda temporada
Produção: Paco Huberts
Direção: Marcelo Perri
Apresentadores: Rayssa Kirinus e Fernando Pessiquelli
Ano: 2022
País de origem: Brasil
Episódios: 6
Duração: 43 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: 10 anos

Belle Époque e as Fazendas Históricas – domingo, dia 11/12, às 10h

A produção Belle Époque e as Fazendas Históricas realiza uma viagem no tempo para descobrir como o café se tornou o principal produto da economia do país em certa época. Para isso, recorre diretamente à própria história nacional. A TV Brasil exibe o seriado com 10 episódios de 25 minutos aos domingos, às 10h.

A série documental retrata o trabalho de preservação dessa história por meio de muitas fazendas da época do café que eram a força motriz da economia nacional. O programa traça um panorama sobre diversas propriedades localizadas em estados da Região Sudeste.

belle epoque e as fazendas historicas belle epoque e as fazendas historicas

Série documental retrata o trabalho de preservação de muitas fazendas da época do café – TV Brasil/Divulgação

Grande parte da narrativa tem como fio condutor a arquitetura de cada local. O café fomentou a economia brasileira nos tempos da colônia. Carla Albuquerque dirige a atração da Medialand. O primeiro episódio encanta o público com um dos casarões mais bem preservados do Brasil do Império.

Ficha Técnica – Belle Époque e as Fazendas Históricas
Produção: Medialand
Direção: Carla Albuquerque
Ano: 2019
País de origem: Brasil
Episódios: 10
Duração: 25 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: Livre

Terra Brasil – domingo, dia 11/12, às 19h

O seriado Terra Brasil enaltece os ecossistemas e os biomas nacionais ao desvendar paisagens incríveis, conhecer áreas de vasta natureza conservada e visitar unidades de conservação com ampla biodiversidade. A TV Brasil mostras o programa aos domingos, às 19h.

O biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt apresentam ao público informações sobre a fauna, a flora, o clima e a história de regiões de rara beleza. Em cada edição, os especialistas comentam as características de cada destino e indicam a importância das espécies locais.

Programa terra Brasil Programa terra Brasil

Programa Terra Brasil enaltece os ecossistemas e os biomas nacionais – TV Brasil/Divulgação

Com 40 episódios organizados em quatro temporadas, a série da Medialand tem direção de Carla Albuquerque. O programa de estreia traz um passeio pela Vila de Paranapiacaba em que os visitantes se deparam com plantas, saberes da natureza e áreas da Mata Atlântica intactas.

Ficha Técnica – Terra Brasil
Produção: Medialand
Direção: Carla Albuquerque
Ano: 2019
País de origem: Brasil
Episódios: 40
Duração: 25 minutos
Gênero: documental
Classificação indicativa: Livre

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: .

Serviço

Estreia de séries documentais na TV Brasil

Imortais da Academia – sábado, dia 10/12, às 7h

Geekland – sábado, dia 10/12, às 11h

Tunadas – sábado, dia 10/12, às 11h30

Receitas Brasil – sábado, dia 10/12, às 12h30

Geohunters – segunda temporada – sábado, dia 10/12, às 13h

Belle Époque e as Fazendas Históricas – domingo, dia 11/12, às 10h

Terra Brasil – domingo, dia 11/12, às 19h

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

“Caminhos assistenciais” do Governo Federal liberam rodovias para garantir abastecimento do Rio Grande do Sul

Publicados

em

Prioridade é a liberação ágil de trechos essenciais para assegurar o fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível

Com mais de 400 cidades atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o território gaúcho, o Governo Federal desenvolveu um plano emergencial para reestabelecer o fluxo viário em rotas estratégicas para assegurar o atendimento da população e impedir o desabastecimento de itens essenciais para a população do Rio Grande do Sul.

“Esses caminhos assistenciais, como estamos chamando, são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento”, informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “É um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas em 48 horas”.

Para isso, são usados maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, guindastes e caminhões. Há cerca de 200 equipamentos e 600 homens atuando diretamente no estado. Em alguns pontos de rompimento de trechos de estrada, a solução é preencher as brechas com pedras para permitir a passagem dos veículos. Um dos trechos liberados é a BR 290, que liga Porto Alegre a Santa Maria e segue até a fronteira com a Argentina, por onde passa 30% do comércio internacional do país. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de concessionárias e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguem no para restabelecer o fluxo viário.

“Liberamos o fluxo na BR 290. O momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul. Nesses caminhos serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias”, comentou o ministro.

Já estão liberados também trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas. Até esta quarta-feira (8/5), serão realizadas ainda as seguintes liberações: na BR-116/RS, sentido norte do estado, no trecho do Viaduto da Scharlau, e a ponte sobre o Rio dos Sinos.

 

Na BR-470, passagem liberada de Carlos Barbosa a Montenegro; na BR-386, a ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado também teve o fluxo retomado, assim como na BR-290, de Eldorado a Santa Maria, com construção de um bueiro. Já no caso da BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ainda ocorre com escolta, apenas para passagens de veículos emergenciais, pois há risco no trajeto. Trânsito liberado também na BR-448, a Rodovia do Parque.

Para o ministro, chama a atenção nesse desastre a amplitude, a velocidade com que as águas subiram e a demora no escoamento, o que dificulta o dimensionamento da crise e o atendimento. “A prioridade agora é salvar vidas, liberar vias para passagem de equipes de resgate e pronto socorro e, depois, pensarmos na reconstrução”, listou.

Rodovias liberadas e em processo de liberação

1 BILHÃO – Em reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ministro ainda informou que cerca de R$ 1 bilhão serão destinados pelo Governo Federal à reconstrução de rodovias federais, além do orçamento previamente destinado ao estado de R$ 1,7 bilhão.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA