Nacional

TV Brasil e Rádios da EBC apresentam programação especial natalina

Publicado

em

A magia do Natal tem lugar garantido na TV Brasil e nas rádios MEC e Nacional, com atrações especiais para todas as idades. Ao longo do sábado (24) e do domingo (25), a programação natalina ganha janela nas emissoras públicas com produções temáticas inéditas que emocionam toda a família. 

Programação especial na TV Brasil

TV Brasil exibe a animação TV Brasil exibe a animação

TV Brasil exibe a animação Sandman e a Busca pelo Sonho PerdidoDivulgação/TV Brasil

Na TV Brasil, o longa-metragem de animação Sandman e a Busca pelo Sonho Perdido abre a série de atrações da grade especial às 16h, na Sessão Família. O filme conta as aventuras passadas em Somnia, uma terra próxima à Lua onde os sonhos ainda vivem quando se está acordado. Lá é também a casa do garoto Sandman, que fantasia noite após noite. Mas Somnia está em perigo e, após esta aventura, ninguém jamais duvidará de como os sonhos de um menino podem ser poderosos.

Às 17h30, a programação temática do canal segue com O Show da Luna Especial de Natal. A série infantil acompanha as aventuras de uma esperta garota de 6 anos que ama ciências e acredita que a Terra é um enorme laboratório em que ela pode descobrir curiosidades e aprender com as atividades que faz na rotina. 

No início da noite, a emoção aumenta na TV Brasil com a tradicional Missa do Galo, às 18h. Comandada pelo arcebispo dom Orani Tempesta, a celebração será transmitida ao vivo, direto da Catedral Metropolitana de São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro.

A Caixa Magica de Natal, por Divulgação / Governo do Estado do Amazonas A Caixa Magica de Natal, por Divulgação / Governo do Estado do Amazonas

Espetáculo A Caixa Mágica de Natal, gravado pela TV Encontro das Águas Divulgação/Governo do Estado do Amazonas

Em seguida, às 21h, o destaque é o premiado espetáculo A Caixa Mágica do Natal, gravado este mês pela emissora parceira TV Encontro das Águas. Embalado por uma trilha sonora com clássicos da data e referências pop, a montagem faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. 

Na sequência, a emissora pública leva ao ar o animado show do grupo niteroiense Bloody Mary, às 22h30. Os artistas prepararam uma seleção especial de músicas para a data, com repertório que inclui Jingle Bells, Jingle Bells Rock, Halleluya, X-Mas (John Lennon) e Silent Night, todas com uma pegada pop rock. A apresentação faz parte do tradicional festejo natalino de Niterói, no Rio de Janeiro, o Natal na Rua, e foi gravada em frente à fachada do Teatro Municipal da cidade.

Para fechar a série de atrações temáticas da véspera de Natal na TV Brasil, às 23h, o icônico espetáculo O Quebra-Nozes traz a Companhia Brasileira de Ballet em uma combinação de dança e dramaturgia. Considerado um dos musicais mais encenados no mundo, o balé é fruto do encontro do célebre conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky. 

O Quebra Nozes, por Divulgação / TV Brasil O Quebra Nozes, por Divulgação / TV Brasil

O tradicional balé O Quebra-NozesDivulgação/TV Brasil

No domingo de Natal, o programa Canto e Sabor do Brasil exibe, às 11h, uma edição especial com dois grandes nomes da música brasileira, Fagner e Renato Teixeira. Durante o episódio, que tem duas horas de duração, os artistas se juntam para tocar música boa, contar causos e desfrutar de um delicioso almoço natalino preparado pelo apresentador Paulinho Del Ribeiro no velho fogão a lenha.    

A partir das 14h, o público vai conferir a maratona de sucessos do cinema estrelados por Roberto Carlos. O longa Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1970) é a primeira atração da série de produções da sétima arte protagonizadas pelo Rei. Depois, vão ao ar, às 16h, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1968, e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, de 1971, que fecha a trilogia às 18h.

No Festival de Cinema, às 22h30, o filme A Bela e a Fera conta a trama de um uma família falida que se muda para o campo e Bela, a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia, o pai arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro. Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza e, aos poucos, descobre mais sobre o passado da fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.

Encerra a programação temática na TV Brasil o espetáculo inédito Candlelight, apresentado no programa Partituras, à 00h30. Iluminado por milhares de velas, o Quar​teto de Cordas Ornamentus executa um repertório natalino com clássicos que vão do Jingle Bells em versão rock’n’roll até Hallelujah, de Leonard Cohen. Realizados em mais de 100 cidades ao redor do mundo, os concertos Candlelight são conhecidos por democratizar o acesso à música clássica.

Rádios

Para celebrar o Natal, as rádios MEC e Nacional prepararam programas temáticos com seleções especiais de músicas. Ao longo de todo o fim de semana, os ouvintes podem entrar no clima natalino já pela manhã.

No Spotify, a MEC veicula uma playlist especial de Natal, com clássicos da data. Nas ondas da rádio, as atrações da emissora levam ao ar obras musicais para embalar a trilha sonora dos festejos desde as 6h de sábado, com o programa Áurea Música. Depois, seguem as edições temáticas dos programas Manhã MEC FM (7h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música (14h30), Concertos Osesp (15h), Plateia (17h), Roda de Choro (18h), Especiais Rádio MEC O Messias (19h), Especiais Rádio MEC – Seleções de músicas natalinas de álbuns lançados com a temática do Natal (21h), Claquete (22h) e Alma Blues (23h).

A partir da meia-noite de domingo, a MEC exibe os programas especiais em homenagem à efeméride: Jazz Livre! (0h), Oratório de Natal de Bach (1h), Caderno de Música (4h), Áurea Música (6h), Som Infinito (7h), Especial de Natal O Quebra-Nozes (8h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música – Pastorais de Handel, Gottfried Finger e André Jolivet (14h30), Ópera Completa – The House without a Christmas Tree de Ricky Ian Gordon (15h), Claquete (18h), Música e Músicos do Brasil (19h) e Bossamoderna (22h).

Já a Rádio Nacional transmite no sábado, às 14h, uma edição especial de fim de ano do programa Hora do Ouvinte, com as músicas mais pedidas pelo público ao longo de 2022. No domingo, a celebração tem início às 5h, com o Canto e Sabor do Brasil de Natal, que conta com a participação dos músicos Fagner e Renato Teixeira. À tarde, às 12h, vai ao ar uma seleção temática de músicas natalinas para todas as idades.

Serviço TV Brasil

Sessão Família Sandman e a Busca pelo Sonho Perdido – sábado, dia 24/12, às 16h, na TV Brasil
O Show da Luna Especial de Natal – sábado, dia 24/12, às 17h30, na TV Brasil
Missa do Galo – sábado, dia 24/12, às 18h, na TV Brasil
A Caixa Mágica – sábado, dia 24/12, às 21h, na TV Brasil
Especial Blues Bloody Mary – sábado, dia 24/12, às 22h30, na TV Brasil
Especial O Quebra-Nozes – sábado, dia 24/12, às 23h, na TV Brasil 
Canto e Sabor do Brasil Especial de Natal – domingo, dia 25/12, às 11h, na TV Brasil 
Cine Retrô Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa – domingo, dia 25/12, às 14h, na TV Brasil
Cine Nacional Roberto Carlos em Ritmo de Aventura – domingo, dia 25/12, às 16h, na TV Brasil
Cine Retrô Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora – domingo, dia 25/12, às 18h, na TV Brasil
Festival de Cinema A Bela e a Fera – domingo, dia 25/12, às 22h30, na TV Brasil
Partituras Candlelight – domingo, dia 25/12, à 00h30, na TV Brasil

Serviço Rádio MEC

Programação especial natalina – ao longo de sábado, dia 24/12, e domingo, dia 25/12, na Rádio MEC

Serviço Rádio Nacional

Hora do Ouvinte – sábado, dia 24/12, às 14h, na Rádio Nacional
Canto e Sabor do Brasil Especial – domingo, dia 25/12, às 5h, na Rádio Nacional
Especial Musical – domingo, dia 25/12, às 12h, na Rádio Nacional

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://tvbrasil.ebc.com.br
WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Instagram: https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter: https://twitter.com/TVBrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Saiba como sintonizar a TV Brasil
https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp: (61) 99674-1536

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Educação

Em função da calamidade no Rio Grande do Sul, Governo adia Concurso Público Nacional Unificado

Publicados

em

A nova data será anunciada quando houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional

Em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data vai ser anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, pela ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck.

A decisão foi tomada de forma coletiva, após análise das condições no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Procuradoria-geral do Estado do Rio Grande do Sul, além do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A oficialização da medida foi efetivada a partir de um Termo de Acordo (confira em anexo).

“Essa decisão de adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento. Mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao concurso, que é algo essencial para todo mundo que está prestando concurso”, afirmou Esther Dweck.

A ministra assegurou que nos próximos dias, após a resolução das questões logísticas envolvidas, será anunciada a nova data. “Não temos uma nova data. Eu quero deixar claro que podemos, nas próximas semanas, divulgar a nova data. Nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite dar uma nova data com segurança. A gente imagina que algumas semanas, ou até menos, a gente consiga divulgar a nova data”, enfatizou.

A ministra Esther Dweck enfatizou que a solução é a mais segura para todos em todo o país, ao garantir as mesmas chances para todos os candidatos em todos os lugares. “O adiamento reforça o compromisso do governo com a construção de um país melhor, um país mais inclusivo, com respeito ao próximo e a construção de uma democracia com a cara do Brasil. Por isso a gente não pode deixar ninguém de fora”, declarou Dweck.

O governo ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária” Paulo Pimenta, ministro da Secom

EMERGÊNCIA – Para o ministro Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo Federal focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. “O governo federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo Brasil. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária”, disse.

O ministro afirmou que o foco do Governo Federal está no resgate das vítimas e restabelecimento das condições básicas de infraestrutura, como desobstrução de vias e restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica e comunicações. Ele destacou que, devido à continuidade das chuvas, ainda não é possível calcular o alcance total dos danos. “Isso é aquilo que chamamos de segunda etapa: trabalho de reconstrução. E esse levantamento dos valores se dará a partir do plano de trabalho apresentado por cada município e pelo estado, mediante homologação da defesa civil”.

Pimenta disse que não há um valor acordado, mas assegurou que o Governo Federal não estabelecerá um limite para os recursos e irá prover o suporte financeiro necessário para a reconstrução das cidades. “O que o presidente Lula afirmou ontem é que não há limite definido. Vamos disponibilizar o recurso necessário para que, nas questões de responsabilidade do Governo Federal, todos os pleitos de reconstrução sejam atendidos”, declarou. Pimenta e o ministro da Integração de do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, voltam neste sábado para o Rio Grande do Sul para instalar um escritório de governo no estado.

ENEM DOS CONCURSOS – Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do país. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Quando remarcadas, as provas devem ocorrer em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA