Geral

Tocantins conquista medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro

Publicado

em

Estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida conquistaram três medalhas na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG – 2022), uma de ouro e duas de prata. O evento ocorreu, na última semana, de 5 a 8, em Barra do Piraí (RJ), com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os campeões foram: Samuel Lima Luz, que conquistou medalha de ouro; já a equipe formada pelas alunas, Rebeca Lopez e Nicole Milhomem, conquistou o segundo lugar, com medalha de prata; e Gabriel Tavares foi vice-campeão, também conquistou uma de prata. Esse é o segundo ano que a Escola Estadual Rezende de Almeida recebe premiação na competição.

O aluno Samuel Lima Luz destacou que a participação na MOBFOG marcou um período de muita aprendizagem. “Voltei com novas ideias para novos projetos de foguete. Aprendemos com os erros e acertos dos competidores e no momento de compartilhamento de ideias entre os alunos participantes”.

O vice-campeão, Gabriel Tavares, também relatou sobre a experiência de participar da Mostra. “Pude ver de perto o trabalho de pessoas de todo o País com as mais diversas histórias de vida e trajetórias. Acabei tendo alguns problemas e meu lançamento foi um pouco abaixo da minha expectativa, mesmo assim acredito que o maior prêmio foi o meu aprendizado e convivência nesse período”, revelou.

A equipe formada pelas alunas Nicolly Milhomem e Rebeca Lopez falaram da experiência adquirida em participar da MOBFOG. “Conseguimos entender que se quisermos ir além nós conseguimos. Para mim a MOBFOG é um projeto maravilhoso, foi surreal a experiência”, frisou Nicolly.

A importância da experiência também foi reforçada por Rebeca. “Foi uma experiência incrível e que jamais esquecerei na minha vida. Só tenho a agradecer a todos os professores, e a equipe da escola e aos nossos familiares por nos dar força pra enfrentar essa jornada que será sempre lembrada”.

Produção e resultados

A produção dos foguetes na Unidade Escolar de Itapiratins, em 2022, foi desenvolvida na disciplina da Eletiva – Ao infinito e Além, do Novo Ensino Médio, desde o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto é orientado pelo professor Beneval Soares, que trabalha na produção e lançamento dos foguetes com as equipes, com o apoio da professora Amanda Ferreira e do coordenador Abrahão Luz.

Para o professor, “a Mostra tem uma grande relevância no cenário escolar, pois propaga os conhecimentos científicos. Aproximando escolas, educadores e educandos de todo o País promovendo um ambiente agradável e divertido para ensino e aprendizagem. É muito bom ser duas vezes campeão na MOBFOG [2019 e 2022]. Fico orgulhoso dos nossos estudantes”.

Para o coordenador Abrahão Luz, a Mostra foi uma experiência incrível. “Cada momento foi um grande aprendizado tanto para os alunos como para mim, levaremos para vida e nos prepararemos para as próximas competições, sejam elas, municipal, estadual ou nacional”, prometeu o coordenador.

MOBFOG

A Mostra é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site oficial do evento.

Medalha de ouro, Samuel Lima Luz (centro) e os professores Beneval Soares e Amanda Ferreira – Seduc/Governo do Tocantins

Evento ocorreu, na última semana, de 5 a 8, em Barra do Piraí (RJ) – Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA