Política

Thiago Albernaz promove, na Assembleia Legislativa, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Goiânia

Publicado

em


O deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) promoverá, na Assembleia Legislativa de Goiás, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Goiânia. O encontro será realizado na segunda-feira, 23, das 8 horas às 18 horas, e na terça-feira, 24, das 8 horas às 12 horas, de maneira híbrida, no auditório Solon Amaral.

Com a temática central “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência visa pleitear questões de grande notoriedade na atualidade. O objetivo é discutir as diretrizes das políticas públicas em situações de pandemia e emergência de saúde, em busca do aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O debate será, a princípio, em âmbito regional e pode ser levado, posteriormente, à conferência nacional.

Realizado, anualmente, pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Goiânia (CMASGyn), o evento acontece, nessa edição, de forma conjunta com a Frente Parlamentar do Terceiro Setor do Legislativo goiano. A parceria, de iniciativa do deputado Thiago Albernaz, surgiu após o Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia. O encontro, também comandado pelo parlamentar, aconteceu no dia 29 de junho. Na ocasião, esteve em debate a parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. 

Para o deputado, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Goiânia é de extrema relevância para atender às demandas sociais necessárias nesse momento. “É de grande importância que o CMASGyn venha abrir a Conferência para nossa participação, trazendo, também, nossas experiências e demandas apresentadas no seminário que realizamos no fim de junho. É sinal de continuidade do trabalho e uma atuação conjunta, coordenada e interinstitucional, em prol das pessoas em vulnerabilidade social, uma vez que o maior objetivo é aperfeiçoar os sistemas, com a finalidade de superar a desproteção social, tão evidente nesse período de pandemia”, frisou.

Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia

Durante o Seminário das Instituições do Terceiro Setor do Município de Goiânia, Thiago Albernaz tratou de sua atuação na Alego, no que tange à Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, foram colocadas em pauta a declaração de cerca de 50 instituições como de utilidade pública, a audiência pública sobre o edital “Pão e Leite” e a atuação da Escola do Legislativo na capacitação das entidades do terceiro setor. 

“Foram conquistas da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, que tem inovado”, ressaltou o deputado. Na oportunidade, o legislador lembrou, ainda, as comemorações do 1º aniversário em 31 de julho, do Dia do Terceiro Setor. A data foi criada a partir de uma propositura de sua autoria. Thiago Albernaz é também responsável por emendas no montante de R$ 1,5 milhão, voltado às organizações civis. Ele se comprometeu, ainda, de se empenhar, junto aos demais parlamentares, em ampliar esse valor para o próximo ano.

Participaram do evento o presidente do Fórum Estadual do Terceiro Setor, Arízio Ribeiro dos Santos, o presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB -GO, Juscimar Ribeiro, e a presidente da Federação Estadual das Organizações não Governamentais (Fogo), Maria Joaquina de Jesus. O encontro contou, ainda, com a presença da vereadora por Goiânia, Sabrina Garcez (PSD), o secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, José Antônio da Silva Netto, e especialistas ligados ao setor.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA