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‘Tempo de Economia’ debate as perspectivas para os pequenos negócios

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Os efeitos da crise econômica nos pequenos negócios e os caminhos a serem seguidos nos próximos anos, a partir dos atuais dados macroeconômicos, foram temas dos painéis do Programa Tempo de Economia desta quarta-feira (1º). A professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Juliana Inhasz, o analista do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua, e o gerente da assessoria de gestão estratégica e políticas pública do Sebrae local, Jorge Adriano Soares, refletiram sobre os impactos da pandemia na economia e nos pequenos negócios.

Juliana Inhasz apresentou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) no período pré-pandemia até este ano, mostrando como o ano de 2020 foi impactado e como as crises econômicas são capazes de gerar turbulências. Ela ponderou que a situação brasileira piorou em 2020, mas que isso já vinha de uma situação prévia de baixo crescimento.

“O que a gente enxerga na evolução do Brasil é que nos últimos anos a gente já não estava bem. Não é a pandemia só que vira o nosso cenário, mas a gente já trazia alguns problemas, já tinha uma situação econômica que era um tanto delicada”, afirmou ao demonstrar o crescimento de -0,1% no segundo trimestre de 2021, frente ao primeiro trimestre deste ano.

A economista fez uma análise do PIB sobre a ótica da oferta, refletindo sobre os impactos econômicos no setor de serviços, a possibilidade de uma crise hídrica e a atual taxa de desemprego de 14,1%, correspondente a quase 15 milhões de desempregados. Segundo ela, o elevado desemprego é um pouco de herança dos últimos anos.

Juliana Inhasz lembrou que a pandemia ainda persiste e tem contribuído com a manutenção do cenário de crise, refletindo no avanço da inflação, na desvalorização do real frente ao dólar e no aumento da desigualdade, sobretudo no setor da educação.

Nas perspectivas do futuro, a partir do próximo ano, ela reforçou a necessidade de realização de reformas estruturais e a condução econômica priorizada num ano de eleições. “A gente precisa cada vez mais do empenho das esferas e da sociedade pra que a gente consiga passar, pensar e realizar reformas estruturais que vão fazer com que a gente retome os índices de confiança”, disse.

O analista do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua, ressaltou a importância do debate para melhoria das políticas públicas. “Parabenizo a Secretaria de Economia do DF pela iniciativa desses painéis do Tempo de Economia. Acho que é muito importante a gente ter um pouco de noção, não se trata de alimentar pessimismo, mas sim de alimentar cada vez mais os conhecimentos que nós temos para podermos então alocarmos os nossos recursos, sejam materiais, sejam de conhecimento, em prol do desenvolvimento da nossa economia, da nossa sociedade”, comentou.

O analista mostrou dados dos pequenos negócios no Brasil, afirmando que de 90% a 99% das empresas brasileiras são classificadas como pequenos negócios e possuem faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. Elas são responsáveis por praticamente um terço do Produto Interno Brasileiro, 29,5%, representam 38% das exportações e empregam 55% do total de empregos com carteira assinada.

Beviláqua mostrou como esses negócios foram impactados pela pandemia e como foram forçados a mudar sua forma de funcionamento, uma vez que sofreram muito durante o período de fechamento, entre abril e maio de 2020. “Os segmentos com consumo presencial foram os mais afetados”.

Segundo ele, a pandemia revelou os problemas do acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios. “O crédito é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios, na verdade o crédito é fundamental para o desenvolvimento das economias”, destacou. Contudo, ele enfatizou a importância do auxílio aos pequenos empreendedores. ” O crédito alinhado com mais capacitação, orientação e assistência, ele é melhor, ele tem uma chance de auxiliar o desenvolvimento dos negócios de forma muito mais efetiva.”

No último painel do programa, Jorge Adriano Soares, gerente da assessoria de gestão estratégica e políticas públicas do Sebrae DF, apresentou dados dos pequenos negócios na economia local, ressaltando a vocação de empreendedorismo da Capital. “Quando a gente fala de empreendedorismo, Brasília é a cara disso. Empreendedorismo está no nosso DNA desde a concepção da cidade”.

De acordo com os dados apresentados, no DF, 49% do total de empregados estão nos pequenos negócios. Já com relação às pessoas ocupadas, 74% estão ligadas a alguma atividade empreendedora. “Todos os ocupados estão diretamente ligados a uma atividade empreendedora, seja como empregado de um pequeno negócio ou como um pequeno empreendedor”, afirmou.

Com relação ao PIB local, 45% são compostos pela administração pública e 50,3% vêm da atividade de comércio e de serviços, sob a ótica da renda (dados da Codeplan de  2018, publicados em novembro de 2020). A apresentação dos painéis foi mediada pela secretária Executiva da Assuntos Econômicos da Secretaria de Economia, Patrícia Café.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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