Cidades

“Temos compromisso de fazer da nossa Guarda Municipal a melhor do Brasil”, afirma Rogério Cruz em comemoração alusiva ao 34º aniversário da corporação

Publicado

em


O prefeito Rogério Cruz participou, na manhã desta terça-feira (26/04), das comemorações alusivas ao 34º aniversário da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG). No evento, realizado no Hall Central do Paço Municipal, ele apresentou o novo uniforme da corporação, e fez entrega de instrumentos à banda de música.

Ao parabenizar a corporação pelo 34º aniversário, o prefeito destacou a evolução nas três décadas de existência, e as conquistas referentes a planos de carreira. “Temos compromisso de fazer da nossa Guarda Municipal a melhor do Brasil”, disse. Rogério Cruz salientou que “agentes responsáveis pela segurança pública merecem valorização e otimização do quadro operacional”.

Ele ressaltou esforços da gestão para assegurar avanços referentes ao plano de cargos e salários, bem como regularização da aposentadoria especial, e lembrou que projetos nesse sentido já foram enviados à Câmara Municipal.

O prefeito pontuou, ainda, que, em 15 meses de gestão, o foco é investimento em áreas estruturais do serviço público, e comemorou avanços na educação, segurança e saúde. “Quando há aplicação de recursos em serviços essenciais, quem ganha é a população”, frisou.

O presidente da AGCMG, comandante Wellington Paranhos, ressaltou o crescimento substancial da corporação nos últimos anos, apesar de jovem. “Temos o papel de polícia comunitária, e estamos sempre próximos da população, a quem acolhemos. O efetivo passou pelas academias das polícias Civil e Militar de Goiás, além da nossa própria academia, formalizada há cinco anos”, observou.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, é guarda civil metropolitano de carreira e pontuou, em discurso, o envio do plano de carreira da AGCMG à Casa. Ele destacou que a corporação “é a mais bem paga do país, graças a uma política salarial implementada pela gestão”. “Por isso, agradeço à gestão pelo olhar cuidadoso a esta corporação que me acolheu e tanto zela pela população”, disse.

Fotos: Jackson Rodrigues e Fernando Leite

Atualmente, a AGCMG tem efetivo composto por 1.251 agentes equipados com 102 viaturas. Os veículos atendem a sete unidades de comando regional e grupamentos especiais. Elas são: Goiânia Mais Segura, que realiza ações específicas na região da 44, a Guarda Ambiental, com operação nos parques municipais, a Ronda Municipal (Romu), o grupo de Operações com Cães (GOC-K9), e a patrulha Mulher Mais Segura, que atende e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

Na cerimônia, estiveram presentes o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Alves Firmino, secretários-executivos da Administração, além dos vereadores Aava Santiago, Cabo Senna, Juarez Lopes, Jefferson Abel e Paulo Henrique da Farmácia, dentre outras autoridades.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA