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Teleférico do Alemão, no Rio, deve voltar a operar em julho de 2023

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O teleférico do conjunto de favelas do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, parado desde outubro de 2016, deve voltar a funcionar no início do segundo semestre de 2023.

A previsão é da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), que comanda as reformas para revitalização das seis estações desse meio de transporte. Segundo a pasta, as obras no “Teleférico do Alemão seguem a todo vapor” e incluem serviços de recuperação das instalações hidráulicas e sanitárias, sistemas elétricos, iluminação e controle e instalações mecânicas.

Para a primeira etapa, que está em andamento, a estimativa é aplicar R$ 16,9 milhões. “Atualmente, os agentes atuam nas estações de Bonsucesso, Alemão e Baiana para recuperar os banheiros com troca de revestimentos, parte elétrica, gesso, pintura do telhado e substituição dos defletores de sol danificados pela ação do tempo”, informou.

O percurso total do teleférico tem 3,5 quilômetros e o transporte é feito por 152 gôndolas com capacidade para 10 passageiros cada uma. A volta do serviço, pelos cálculos da Seinfra, vai beneficiar cerca de 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. “Quando o maquinário estiver em perfeitas condições, o trajeto total poderá ser feito em 15 minutos, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento dos moradores”, explicou.

Segundo o governador Cláudio Castro, o objetivo é devolver aos moradores a oportunidade de usar um meio de transporte acessível e barato. “É inadmissível um equipamento deste porte ter permanecido tantos anos abandonado”, afirmou.

Para o secretário Rogério Brandi, as obras seguem o cronograma previsto. “Estamos avançando bem e sem intercorrências nas três primeiras estações. Na estação de Bonsucesso, por exemplo, com uma estrutura mais complexa, já concluímos cerca de 40% das intervenções. Já na Baiana, nosso foco é a recuperação das paredes e lajes, porque a umidade prejudicou bastante nesses últimos anos. Em breve, vamos entregar a primeira fase das obras para dar prosseguimento à reativação da parte operacional do Teleférico”, concluiu.

Empregos

Entre os empregados contratados para as obras há moradores da comunidade, o que permite a geração de renda e vagas de trabalho na região.

O investimento na segunda etapa para as obras de reativação será de R$ 150 milhões e vai incluir a recuperação e atualização dos equipamentos. “O transporte aéreo por cabo, além de ser a melhor alternativa para o transporte dos moradores, também promete ser um estímulo para o turismo nas comunidades alcançadas pelo Teleférico”, previu a secretaria.

Os trabalhos começaram no dia 18 de março e a secretaria estima que as obras físicas nas seis estações estejam concluídas até o fim do ano. Após esta fase, haverá a modernização do sistema do teleférico. “Uma vez terminada essa etapa, a Secretaria de Transportes fará a licitação para a operação do sistema de transportes”, finalizou.

O teleférico do Alemão foi inaugurado em julho de 2011, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao custo de R$ 253 milhões. Nas estações, além do embarque e desembarque de passageiros, funcionavam diversos serviços, como clínicas da família e bibliotecas, entre outros.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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