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Startup In School será realizado para estudantes da rede pública

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Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio podem participar do Startup In School (SiS). As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro, por meio de formulário virtual, constante no site www.ideiasdefuturo.com/google.

O objetivo é despertar e desenvolver as competências empreendedoras dos alunos, e também o interesse pelos temas: tecnologia, empreendedorismo, liderança e inovação. O projeto pretende alcançar e gerar impacto em até 5 mil alunos da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Os participantes terão acesso a um curso em formato de competição, e a proposta é estimular a criação de uma startup – empresa em fase inicial de organização que propõe uma solução inovadora a um determinado problema – baseada em tecnologia que melhore o dia a dia da cidade e região onde vivem.

A inscrição deverá ser feita em grupo, de três até seis estudantes, todos matriculados na mesma escola. Também será necessário indicar um ou dois professores orientadores para acompanhamento e suporte durante a competição.

O Google Startup in School DF é uma parceria entre a consultoria Ideias de Futuro, realizadora da proposta, a Google, patrocinadora desde 2015 e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Por meio da parceria, os alunos da rede pública de ensino do DF serão os primeiros no país a participar de uma versão regional do programa.

A Edição do Distrito Federal

O curso desenvolvido em formato de competição tem duração de cinco semanas e abordará as principais etapas para a estruturação e o desenvolvimento de uma startup. É realizado 100% on-line, por meio do Google Classroom e Google Meets. Todos os estudantes que concluem o curso no prazo recebem certificado de participação. Os dez grupos melhores avaliados são convidados a participar da final da competição, o Demoday.

Trilha de aprendizagem

O programa é dividido em duas categorias: App Inventor, para grupos que querem aprender a criar aplicativos e Categoria Livre, para os que desejam trabalhar com alguma tecnologia. Todas as etapas ocorrem remotamente, por meio de plataformas digitais, com aulas gravadas e on-line, nas mentorias coletivas temáticas.

O programa será realizado em um período de nove semanas, sendo dividido da seguinte maneira: Esquenta, uma semana; Conteúdo e entrega de tarefas, cinco semanas; Seleção dos finalistas, duas semanas após a entrega dos trabalhos e Final, uma semana após a seleção de finalistas.

Premiações

O 1º lugar de cada categoria irá receber um vale presente de R$ 2 mil, para ser dividido pelo grupo, e ainda a aceleração do projeto desenvolvido. No caso do 2º lugar de cada categoria, o valor do vale presente é de R$ 1 mil, também para ser dividido e a aceleração.

O objetivo da aceleração é ajudar a startup a se lançar no mercado. É realizada por meio de mentorias coletivas e individuais, de forma on-line, com profissionais da Ideias de Futuro e outros especialistas, durante cinco meses.

O Startup in School premiará com um vale presente no valor de R$ 150 cada, os professores orientadores dos 1º e 2º lugares de cada uma das categorias – App Inventor e Categoria Livre.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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