Distrito Federal

SSP/DF condecora civis e militares com medalha de mérito

Publicado

em


A cerimônia de entrega da comenda “Medalha Mérito Segurança Pública do Distrito Federal”, organizada pela SSP/DF, ocorreu nesta quarta-feira (03), no Auditório do Departamento de Trânsito de Brasília (Detran/DF). Cento e quinze pessoas foram agraciadas.

Em virtude da pandemia, a solenidade, que estava programada para ocorrer em março de 2020, foi adiada e pensada em novo formato. Com a finalidade de diminuir a aglomeração e atender todas as medidas de segurança e proteção, o evento foi dividido em dois turnos.

Criada pelo decreto nº 24.100, de 25 de setembro de 2003, a Medalha Mérito de Segurança Pública destina-se a distinguir personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, instituições e seus estandartes, por serviços prestados ao sistema de segurança pública do Distrito federal.

O secretário executivo da SSP/DF, delegado Júlio Danilo Ferreira, abriu a cerimônia, parabenizando os homenageados. “Não podíamos deixar de prestar essa homenagem aos senhores, que, de alguma forma, contribuíram com a segurança pública. Aproveito para destacar os nossos profissionais que durante toda a pandemia não pararam de trabalhar e atender a população”, disse.

“Até hoje vemos as forças de segurança engajadas no processo de vacinação. É um esforço que o governo do Distrito Federal vem fazendo e fica aqui nosso agradecimento”, completa o secretário executivo.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foi representado por magistrados que atuaram em prol da segurança pública e da coletividade.

A juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica de Taguatinga e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher, disse que esse reconhecimento representa a importância da integração entre o poder judiciário e o poder executivo em todas as áreas, em especial da segurança pública, na prevenção e enfrentamento a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, enaltece o trabalho em equipe. “A medalha é muito importante pois ela é um reconhecimento, não do meu trabalho específico, mas de toda a equipe que trabalha comigo, nesse trabalho coletivo de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou.

O agente Saraiva, do Detran/DF, diz que “realmente é muito importante a medalha porque valoriza o trabalho do profissional e incentiva a carreira na segurança pública”.

Jaqueline Barbosa de Oliveira, tenente coronel do Corpo de Bombeiros do DF, diz estar muito feliz com a homenagem. “Me sinto honrada por ter sido indicada para receber a medalha. É um momento único e tenho muita satisfação por ter contribuído, de alguma forma, para a segurança pública do Distrito Federal”, afirma.

Curiosidades

O Dia da Segurança Pública do Distrito Federal, é comemorado anualmente no dia 13 de março, em razão da data da criação da secretaria de Estado de Segurança Pública, em 1967.

Versões outorgadas da Medalha:

. Colunata em Prata: aos servidores civis e militares pertencentes ao sistema de segurança pública do DF, por praticarem atos de abnegação, coragem ou bravura, com risco da própria vida;

. Colunata em Ouro: aos servidores civis e militares pertencentes ao sistema de segurança pública do DF que, com o sacrifício da própria vida, praticaram atos de abnegação, coragem e bravura.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA