Política

Site da Alego tem 85 mil visitas em novembro e mais acessos

Publicado

em


site do Legislativo goiano é um dos meios que ele utiliza para se comunicar com a sociedade. Ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos, debates, acontecimentos e sobre a atuação dos parlamentares, a Assembleia Legislativa cumpre com o princípio da Transparência, um dos pilares que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública. Com milhares de visitas diárias, o portal da Alego tem aproximado a sociedade goiana dos trabalhos do Legislativo e se firmado, cada vez mais, como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados.

Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação sobre os acessos ao site da Casa, durante o mês de novembro de 2021, aponta o recebimento de 85.799 visitas, 28.487 a mais que no mesmo mês em 2020. A relação também mostra que o portal teve um total de 200.894 páginas visualizadas.

Na perspectiva do presidente da Casa de Leis, deputado Lissauer Vieira (PSB), os números são resultado da atuação de forte comprometimento da Alego com a sociedade. “Pautar todos os atos do Poder Legislativo, com clareza e responsabilidade, deve estar entre as principais prioridades de nós, parlamentares. Por isso, um dos pilares da gestão dessa 19ª Legislatura é, justamente, a transparência. Por meio dela, estamos conseguindo aproximar, cada vez mais, os cidadãos goianos da Assembleia Legislativa”.

A maior quantidade de acessos foi ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 17.354 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Com 443 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de novembro, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Na sequência, estão os perfis dos seguintes deputados: líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), com 368 acessos; Major Araújo (sem partido), com 330 acessos; Amauri Ribeiro (Patriota), com 294 acessos; e Delegado Eduardo Prado (DC), com 284 acessos. 

“Sem dúvida, esse acesso expressivo em nosso perfil institucional é resultado do nosso constante trabalho. O site da Alego tem sido fundamental, não só para divulgar as ações e as matérias que estão sendo deliberadas, mas, sobretudo, para estreitar a relação sociedade-poder público. Esse é o compromisso que firmamos junto aos 7 milhões e duzentos mil goianos e, assim, continuaremos atuando”, enfatizou o dono do perfil campeão de visitas, Lissauer Vieira.

Por sua vez, Bruno Peixoto frisou que é de suma importância o trabalho dos servidores que abastecem o site com notícias do Legislativo e, também, daqueles que administram o bom funcionamento da plataforma. “Quero parabenizar a todos os administradores do Portal da Alego e dizer que o trabalho de vocês tem sido de grande importância para dar visibilidade às atividades parlamentares e às nossas proposições. Todo esse empenho mantém a sociedade goiana bem informada”, disse.

Portal da Transparência e matérias mais acessadas

Os 14 serviços disponíveis na seção de Transparência também obtiveram grande parte dos acessos. No total, foram somadas 15.222 visitas, sendo 10.947 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos que são apreciados e votados pelos parlamentares. Já os Diários da Assembleia, por exemplo, receberam 2.238 cliques. Dentre as visitas, 1.287 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados durante a pandemia de covid-19 e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária e Despesas com Veículos.

Notícias mais acessadas

As cinco notícias mais acessadas durante o mês de novembro também foram elencadas no relatório da Diretoria de TI do Poder Legislativo goiano. Foram 6.331 cliques nas seguintes matérias institucionais:

1 – Politizar está na final do maior evento Legislativo da América Latina (2.028 cliques)

2 – Bônus para a Educação e mais 14 matérias recebem aval do Plenário (1.144 cliques)

3 – 24ª Conferência da Unale (1.081 cliques)

4 – Com entrega de serviços imediatos, Alego Ativa faz sucesso em Jataí (1.053 cliques)

5 – Alego Ativa celebra os 5 mil atendimentos realizados em Morrinhos (1.025 cliques)

Outros dados

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou, ainda, que 95,15% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, em especial nas cidades de Goiânia (21%) e Brasília-DF (7,91%). Entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou dividida. Conforme registrado no relatório, os mais usados foram o Chrome, com 76,08%, seguido por Safari, com 12,59%, e Samsung Internet, com 3,93%. 

Com relação à plataforma, o sistema Android foi o mais utilizado pelos visitantes, com 54,71% da preferência, seguido do Windows, com 28,35%, e iOS, com 13,66%. De acordo com o relatório, dos acessos feitos exclusivamente via celular, 79,99% foi realizado pelo sistema Android e 19,97% pelo sistema iOS. Os principais serviços de compartilhamento utilizados pelos usuários foram o Instagram (47,18%) e Facebook (42,17%).

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA