Distrito Federal

Setur e PM se reúnem para garantir a segurança ao turista

Publicado

em


O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos, empossado há 52 dias, foi recebido pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante visita de cortesia, nesta quarta-feira (26) | Foto: Divulgação/Setur-DF

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos, empossado há 52 dias, foi recebido pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante visita de cortesia, nesta quarta-feira (26). O comandante está se apresentando aos secretários de Estado do GDF para colocar a PMDF à disposição das instituições públicas e iniciar o estreitamento para futuros projetos em conjunto.

A secretária Vanessa Mendonça destacou, na ocasião, que a segurança pública é uma das forças que alavancam o turismo na capital e em todas as regiões administrativas que estão recebendo ações diretas da Setur na promoção do turismo local.

“Brasília tem uma vocação natural para o turismo cívico e o turismo arquitetônico. Dois segmentos que caminham juntos com a segurança pública. Fortalecer esse laço com a Polícia Militar é dar tranquilidade aos turistas que vêm aqui conhecer todas as rotas que oferecemos, desde o cívico,  o arquitetônico e as rotas alternativas”, ressaltou a secretária.

“Eu entendo que a pasta do Turismo tem uma afinidade muito grande com a segurança pública. Temos muitos equipamentos públicos importantes, que estão na área central de Brasília e guardam  uma relação muito estreita como a Secretaria de Turismo, como a Catedral, o Memorial JK, a Casa de Chá, dentre outros. Além disso, conhecer os projetos da Setur nos ajuda a avaliar os casos mais importantes que possamcontar com a contribuição da pela Polícia Militar”, disse o coronel.

Turismo cívico

O turismo cívico é desenvolvido, basicamente, na área central de Brasília. O 6º Batalhão da PMDF, localizado próximo ao anexo dos ministérios, é responsável pela segurança dos atrativos e monumentos localizados na Praça dos Três Poderes, em parceria com a administração regional, a polícia legislativa, a polícia judiciária e o Gabinete de Segurança Institucional. O comandante lembrou que “a área é um termômetro de tudo o que acontece no país e que há legislação do DF que impõe uma série de condutas especificas que devem ser observadas neste local”, reforçou o comandante.

“A Setur-DF tem um equipamento localizado na parte central da Praça dos Três Poderes, que é o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), dentro da Casa de Chá. A presença da Polícia Militar do DF é importantíssima para garantir a segurança do nosso turista e visitante”, finalizou Vanessa Mendonça.

* Com informações da Setur-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA