Geral

Setur-DF premia o Melhor Ipê Feito de Artesanato

Publicado

em


A entrega do prêmio Melhor Ipê Feito de Artesanato aconteceu nesta quarta-feira (29), na Loja de Artesanato de Brasília, localizada no Shopping Pátio Brasil. O concurso foi idealizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e resultou de uma exposição de produtos criados pelos artesãos da cidade, cujo tema foi o ipê, símbolo de Brasília.

Concorrendo com outros 25 artesãos, Aparícia Porto foi a vencedora do concurso realizado pelo Instagram, com 5.753 votos: “Sinto-me honrada em estar representando os artesãos de Brasília” | Fotos/Setur-DF

A comunidade selecionou os vencedores por meio de uma votação aberta na página oficial do Instagram do Artesanato de Brasília (@artesanatodebrasilia). Aparícia Porto foi a vencedora com 5.753 votos. Ela concorreu com 25 artesãos, que receberam, no total, mais de 13 mil votos. As artesãs Maria Bordadeira, Cleziania Ribeiro e Danny Souza receberam certificado de participação.

Este prêmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesão, é uma experiência inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional”Roze Mendes, mestre-artesã

“Sou muito grata à Secretaria de Turismo e à secretária Vanessa Mendonça pela oportunidade. Sinto-me honrada em estar representando os artesãos de Brasília. É importantíssimo esse apoio e reconhecimento favorecendo a divulgação do nosso trabalho. Meu objetivo é alcançar pessoas que ainda não conhecem minha arte. Tenho certeza que essa oportunidade abrirá portas”, agradece Aparícia.

O trabalho da ganhadora é elaborado com a técnica do bordado livre. A artesã, que é uma apaixonada pelos ipês, envia aos seus clientes, em um gesto de carinho, uma semente da árvore: “Dessa forma, meus clientes vão plantando ipês por todo o Brasil”, finaliza a vencedora.

A cerimônia de entrega da premiação contou com a presença da mestre-artesã Roze Mendes, para quem, o prêmio é excelente oportunidade para profissionalizar a divulgação do trabalho. “Este prêmio vai dar visibilidade ao produto e ao artesão, é uma experiência inovadora que contribui na divulgação do trabalho de forma profissional”, ressalta a artesã.

Uma das três artesãs que receberam certificado, Danny Souza usou o concurso para registrar seu retorno a Brasília

Danny Souza também participou do concurso e recebeu o certificado. Emocionada, contou que durante a pandemia se mudou de Brasília, mas voltou há pouco tempo. “Logo nos primeiros dias me deparei com esse concurso, resolvi participar e, para registrar meu retorno, coloquei no meu trabalho meu carinho pela cidade. Acrescentei a Catedral, que amo, além do ipê. Agradeço à Setur-DF por promover esse concurso que valoriza muito nosso trabalho”, disse.

O prêmio

Para participar da competição, os artesãos enviaram uma foto dos seus produtos com nome completo e telefone para o e-mail destinado ao concurso. A votação foi realizada por meio do perfil do Artesanato de Brasília, no Instagram, entre os dias 23 e 25 de agosto. O resultado saiu no dia 30 de agosto.

A coordenadora de promoção de artesanato, Ana Paula Rabelo, esteve presente na cerimônia de premiação e na ocasião representou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Ana Paula destacou a importância de ações promovidas pela Setur-DF, como o apoio ao artesão.

“A missão da Secretaria de Turismo frente ao artesanato é transformar a vida do artesão. Posso afirmar que desde o início da gestão do governador Ibaneis Rocha e da secretária Vanessa Mendonça, não houve um dia em que a palavra artesanato deixou de ser pronunciada em nossas ações. Saibam que muitas outras ações como esta estão sendo providenciadas para que o artesanato continue em desenvolvimento”, finalizou a coordenadora.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA