Política

Setembro Amarelo: saúde mental de crianças e adolescentes é tema de palestras e debates promovidos na Alego

Publicado

em

A Escola do Legislativo está promovendo, em parceria com a Comissão da Criança e do Adolescente, uma série de palestras com o tema “Setembro Amarelo: estratégias para a proteção da saúde mental de crianças e adolescentes”. As abordagens são relacionadas à promoção da saúde e combate ao suicídio. 

O evento foi aberto na manhã desta terça-feira, 13, pela presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia, deputada Lêda Borges (PSDB), pelo diretor da Escola do Legislativo, Teófilo Luiz, e pela chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Milena Alves. Em seguida, a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Daniela Sacramento Zanini, ministrou uma palestra voltada às principais causas de comportamento suicida em crianças e adolescentes e fatores de proteção.

Após debate, o seminário teve continuidade no período vespertino, com palestra sobre políticas para a primeira infância e para a promoção da saúde mental e do desenvolvimento saudável, ministrada pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Cida Alves, que destacou a importância de esclarecer a temática à população. “É um tema que a sociedade deve estar ligada. A gente se preocupa tanto com a educação e o desenvolvimento da criança, mas enquanto nós não interrompermos as experiências de violência na primeira infância, não estaremos promovendo saúde mental de verdade, tampouco desenvolvendo o cérebro de forma saudável”.

A profissional, que atua com pessoas que vivem sofrimentos psíquicos em decorrência de situações de violência, destacou, também, a necessidade de levantar discussões sobre o assunto. Ela afirma que, de acordo com estudos recentes, mesmo que consideradas leves, situações de violência podem impactar o sistema do cérebro, levando a um possível descontrole. “A conexão entre as situações de adoecimento psíquico tem correlação com a origem na primeira infância e com a vivência desses sofrimentos”, enfatizou.

Prevenção

A presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), Roberta Muniz, foi quem deu início à rodada de palestras dessa tarde. Ela elencou a importância em tratar a saúde mental desde a primeira infância, com foco na prevenção de problemas futuros. “O suicídio é algo muito envolvido em tabus e preconceitos e a gente precisa desmistificar isso, em especial quando tem a ver com crianças e adolescentes”, disse.

O evento contou com a presença de profissionais de conselhos tutelares, assistência social, saúde, educação, servidores da Alego, dentre outros. “É importante trazer esse esclarecimento para instruir profissionais que lidam nessa área da infância e da juventude, para estarem mais preparados no que tange ao acolhimento e ao atendimento a esse público e à sua família, de forma que possam identificar sinais o quanto antes e evitar que um mal maior possa acontecer”, salientou.

Informação

Presente no evento, a professora Giovanna Leão, que atua na área de inspeção escolar do Conselho Municipal de Educação, destacou a importância dos conteúdos expostos no seminário para os profissionais presentes no encontro. “O órgão que trabalho, por exemplo, é normativo, deliberativo e de controle social. Então, as temáticas são pertinentes ao exercício da nossa função. Todo esse assunto nos importa muito”, afirmou.

Segundo a educadora, a informação é algo imprescindível para a conscientização e prevenção ao suicídio. “O que falta para as pessoas é conhecimento. O acesso à informação pode definir uma atuação com melhor eficácia, independentemente da função que a pessoa exerce, para que ela possa intervir de forma mais assertiva”, ponderou.

O seminário

Realizado no auditório 2 da Assembleia Legislativa, o evento segue até esta quarta-feira, 14, com o objetivo de levar, por meio desse ciclo de palestras, informação ao público a respeito dos assuntos, considerados tão delicados. De acordo com a chefe da seção pedagógica da Escola do Legislativo, Milena Costa, a iniciativa surgiu a partir de uma audiência pública, realizada no mês de maio pela Comissão da Criança e do Adolescente, sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Houve uma demanda muito grande voltada para capacitações e seminários visando a disseminação de conhecimento acerca do assunto. Agora, no mês de setembro, que é um período de reflexão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, conseguimos reunir palestrantes com conhecimentos diversos relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes para trazer mais instrução, informação e, também, para discutirmos estratégias e melhores práticas para os profissionais que atuam na rede de proteção a esse público”, acrescentou Marcela Miranda, servidora da Alego na Comissão da Criança e do Adolescente.

Próximas palestras

O seminário terá continuidade, nesta quarta-feira, 14, com a seguinte programação:

8 horas – Boas-vindas com o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), membro da Comissão da Criança e do Adolescente;

8h20 – Abertura da palestra 3, com Érika Reis, conselheira Tutelar de Goiânia.

8h40 -10 horas- Palestra 3 sobre prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes por meio da internet, com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elenice Mara Matos Novak;

10 horas – Coffee-Break;

10h30 -12 horas – Continuação da palestra 3 e abertura para debate, discussão, perguntas e respostas;

14 horas – Abertura da palestra 4, com Ivonilde Bida Gonçalves, do Conselho Municipal de Educação de Goiânia;

14h30-16 horas – Palestra 4 sobre a importância do brincar livre e da conexão com a natureza para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, com o coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, João Paulo Mello Amaral;

16 horas – Coffee-Break;

16h30-18 horas – Continuação da palestra 4 e abertura para debate, discussão, perguntas e respostas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA