Política

Sessão solene, presidida por Jeferson Rodrigues, às vésperas do Dia do Biomédico, homenageia profissionais da área

Publicado

em


O deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) presidiu, na noite de sexta-feira, 19, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Biomédico, comemorado em 20 de novembro. O encontro teve início às 19 horas no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

Ao discursar, o  parlamentar cumprimentou  a todos os presentes e, em seguida, considerou: “Vocês são valorosos profissionais que atuaram na linha de frente, no diagnóstico e no combate à covid-19”. 

“Os biomédicos estão no enfrentamento da doença, seja fazendo os exames nos laboratórios ou indo a campo para coleta de materiais e triagem da vacinação. Essa sessão destaca não somente o Dia do Biomédico, mas também nossa eterna gratidão. Digo isso em nome de todo cidadão goiano”, pontuou.

Segundo o parlamentar, a biomedicina vem sendo reconhecida por envolver-se em novas pesquisas para aumentar os limites daquilo que a medicina é capaz de realizar, bem como por atuar, de maneira fundamental, no diagnóstico das enfermidades, segundo ele, “salvando vidas”. 

Protagonistas em diagnóstico

Na sequência, foi a vez do presidente do Conselho Regional de Biomedicina 3° Região, Dr. Renato Pedreiro Miguel, usar a tribuna. Ao discursar, o profissional agradeceu e parabenizou a iniciativa do parlamentar e agradeceu a acolhida. “Como presidente do Conselho, destacou o compromisso e seriedade em que a categoria tem atuado nas mais diversas áreas da saúde”, disse.

Em seguida, acrescentou: “A profissão conquistou considerável destaque nos últimos meses por causa da pandemia de covid-19. Fomos protagonistas nos diagnósticos laboratoriais de imagem e perfusão e também nas campanhas de vacinação. Vamos continuar crescendo e ocupando cada vez mais uma posição de destaque, é para isso que trabalhamos”. 

Alta taxa de sucesso

Já o biomédico Dr. Jeff Chandler Belém de Oliveira, que também homenageado no encontro, lembrou dos resultados entregues por esses profissionais durante a pandemia de covid-19. “Durante a pandemia, fomos um dos estados com as maiores taxas de sucesso nos pacientes mais graves. Ali estavam heróis anônimos, que muitas vezes não são lembrados, trabalhando enquanto outros dormiam. Apesar das nossas condições, temos uma taxa de sucesso superior a 60%, enquanto a taxa mundial é de 40% a 50%. Os colegas aqui representados fazem parte desse sucesso”, considerou. 

“Os biomédicos que aqui estão não representam apenas a análise clínica, nem tampouco os profissionais laboratoriais. Hoje o biomédico está inserido nas mais diversas áreas da ciência, passando pela pesquisa até a atuação direta ao paciente. Goiás despontou em nível nacional sendo uma referência na biomedicina de alta complexidade, um campo em que a ciência médica necessita tanto de bons profissionais”, disse, por fim, o biomédico Jeff Chandler antes de deixar a tribuna. 

Data e homenageados

O Dia do Biomédico foi instituído pelo Decreto nº 11.339, de 3 de agosto de 2006. A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de análises a nível celular, como microbiologia, genética, imunologia entre outras.  Ao todo, oito biomédicos trabalham em prol da saúde em Goiás foram homenageados pelo Legislativo. Veja quem são: 

Dr. Jeff Chandler Belém de Oliveira
Dr. Geyzon Gonçalves de Melo
Dra. Marise Cardoso Cortês
Dr. Francysdony Flávio Almeida Cruz
Dr. José Vítor Magalhães Martins
Dra. Arianny Gonçalves de Oliveira Pinto
Dra. Locyene da Silva Barbosa
Dr. Marcus Brasil.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA