Distrito Federal

Servidores ganham nova área para aulas na Academia Buriti

Publicado

em


A Secretaria de Economia (Secom) apresentou o novo espaço da Academia Buriti, mais amplo e adequado para receber os servidores do GDF em aulas presenciais, que acontecerão a partir de junho.

Autoridades e atletas prestigiaram a inauguração e as apresentações das oito modalidades oferecidas, inclusive artes marciais | Foto: Divulgação / Secretaria de Economia

“O Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas”, André Clemente, secretário de Economia

Durante a cerimônia, os professores da Academia Buriti fizeram apresentações das modalidades oferecidas, inclusive de artes marciais: Taekwondo, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Arnis Kali, Boxe, defesa pessoal e funcional.

Atividades físicas

Atualmente, as aulas são on-line e transmitidas pelo Canal da Secretaria de Economia no YouTube, por profissionais renomados nacional e internacionalmente.

Lançada há nove meses, a Academia Buriti é um projeto coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vinculada à Secom.

Para o secretário de Economia do DF, André Clemente, idealizador do projeto e praticante das artes marciais, o esporte muda vidas. “As pessoas passam a ter mais princípios, se tornam mais fortes por dentro e por fora. E o Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas. Esse espaço é para todos”, enfatizou o secretário, aluno assíduo das aulas.

“Falar das artes marciais é falar sobre equilíbrio emocional, força, bem-estar e relacionamento interpessoal” Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro

De acordo com a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, o projeto foi criado para incentivar a prática de atividades físicas e cuidar da saúde mental dos servidores em tempos de pandemia.

“Esta é uma ação inovadora e mostra como o GDF dá importância à qualidade de vida do servidor. Mostra a atenção às pessoas, pois é um espaço para nossos servidores, que merecem ser valorizados”, afirmou Adriana.

Benefícios e emoção

Presente no evento, Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, destacou os benefícios das artes marciais. “Falar das artes marciais é falar sobre equilíbrio emocional, força, bem-estar e relacionamento interpessoal. A prática de esporte é um benefício imensurável”, destacou o atleta.

A Academia Buriti foi ganhando cada vez mais adeptos. Parceira do projeto, a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, já participou de dois exames de faixa no taekwondo, tendo conquistado a faixa verde há poucos dias.

“Nossos mestres sabem como nos manter ativos, resilientes e perseverantes” Ericka Filippelli, secretária da Mulher

“Estar aqui é muito emocionante, vendo no que se tornou a nossa Academia Buriti. Nossos mestres sabem como nos manter ativos, resilientes e perseverantes”, contou. “Sinto-me honrada por fazer parte desta história”, acrescentou a secretária.

Estiveram presentes no evento autoridades como o comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel William Bomfim; os secretários de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira; de Turismo, Vanessa Mendonça; de Esporte, Giselle Ferreira; de Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; além de mestres e professores de artes marciais e atletas.

Um time de peso

No tatame da Academia Buriti, alguns dos profissionais contam com currículo internacional. É o caso do grão-mestre André de Oliveira, que comanda a Subsecretaria de Saúde Física para o Servidor Público (Subativ), 8º Dan faixa preta, com 45 anos de experiência. Para conhecer mais sobre os professores, acesse: www.economia.df.gov.br/academia-buriti.

Academia em números

– 9 meses de funcionamento
– 8 modalidades disponíveis
– 3 exames de graduação on-line
– 300 aulas ministradas
– 24.616 acessos às aulas on-line

Clique aqui e confira a grade horária da Academia Buriti.

Dia de conquistas

Na mesma manhã a Secretaria de Economia também entregou aos servidores do GDF a Sala de Descompressão do Anexo do Buriti. O espaço fica no 7ºandar do edifício, na sala 702, e conta com pufs, livros, televisão e cadeiras de massagem. O objetivo é que os servidores tenham um espaço de relaxamento adequado. O local respeitará as medidas de segurança impostas pela pandemia.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA