Distrito Federal

Seminário virtual discute criação da Universidade do DF

Publicado

em


No próximo dia 20, às vésperas do 61 º aniversário de Brasília, o ambiente virtual sediará, durante o seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal – UnDF, as discussões que envolvem a criação da Universidade do Distrito Federal.

Organizado pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o evento on-line visa discutir temas relevantes para a criação da UnDF, bem como conhecer os dados dos primeiros estudos de viabilidade para a criação da nova instituição.

Os três eixos de discussão planejados para o seminário incluem temas como ensino, pesquisa e extensão; e ciência, tecnologia e inovação na Universidade do Distrito Federal como estratégia para o desenvolvimento regional – tendo em vista que o foco da nova instituição acadêmica será o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

São esperados na abertura, André Clemente, secretário de Economia do Distrito Federal; Simone Benck, diretora executiva da Funab; Leandro Cruz, secretário de educação do DF; Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF; Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da FAP-DF; Adriana Rigon Weska, diretora-geral do Cebraspe; Marco Antônio Almeida Del’Isola, presidente do CEDF; e Jorge Amaury Maia Nunes, colaborador jurídico e professor.

A UnB é uma das duas universidades na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Projeto tramita na Câmara Legislativa

Em toda a Ride, a oferta do ensino superior está fincada em 88 instituições acadêmicas, sendo que 72 têm sede no DF (cinco públicas e 67 privadas) e outras 16 estão espalhadas pelos demais municípios que integram a Ride, todas privadas

O seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal é mais um passo rumo à criação da instituição. O Projeto de Lei Complementar que autoriza a criação da instituição acadêmica e define sua área de atuação, de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF), começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vem passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

Em paralelo à sua tramitação, o Cebraspe, com o apoio da FAP-DF e da Funab, está encarregado da elaboração do Projeto de Pesquisa Uma Universidade Distrital que, nesta primeira fase, concluiu os estudos de viabilidade para a criação da nova instituição. Entre os dados já levantados até o momento está, por exemplo, a caracterização da Ride, que se estende por aproximadamente 95 mil km2, possui 34 unidades administrativas (o DF e mais 29 municípios de Goiás e outros quatro em Minas Gerais) e uma população de 4,7 milhões de habitantes – dos quais 65%, cerca de 3 milhões, residem em Brasília.

Em toda a Ride, a oferta do ensino superior está fincada em 88 instituições acadêmicas, sendo que 72 têm sede no DF (cinco públicas e 67 privadas) e outras 16 estão espalhadas pelos demais municípios que integram a Ride, todas privadas. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes aos Censos da Educação Superior (CenSup), de 2010 a 2019. Mas nesse grupo há apenas duas universidades: a Universidade de Brasília (UnB), pública e federal, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), privada sem fins lucrativos – o que significa que a maior parte das instituições de ensino superior da região são unidades não-universitárias privadas.

Impactos educacionais

A expectativa é que a UnDF  contribua para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%), ajude a melhorar a qualidade da educação superior e amplie a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.

Espera-se também que ela agregue esforços à formação de profissionais da Educação Básica pública para o DF, segundo o previsto na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Outros impactos financeiros, regulatórios, logísticos, sociais, urbanísticos, econômicos e produtivos da criação da UnDF estão detalhados no estudo concluído pelo Cebraspe e parceiros.

O projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital está sendo elaborado de forma conjunta entre a FAP-DF, a Funab e o Cebraspe

Debate aberto ao público

Todos os interessados poderão participar do evento virtual Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal, no dia 20 de abril, a partir das 9h, com previsão de encerramento às 17h. Programação, informações e inscrições estão disponíveis no site.

Representantes do Governo do DF, da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, parlamentares distritais, agências de fomento, órgãos de representação profissional, do governo federal e comunidade do Distrito Federal foram convidados para o evento. A interatividade com o público poderá ocorrer ao longo da transmissão. Além disso, durante todo o período de inscrição e de realização do evento ficará disponível uma pesquisa para que os interessados possam apresentar suas contribuições ao projeto.

O seminário foi planejado para o formato de mesas de debates. Cada mesa terá dois debatedores e um mediador, que fará a interação entre os participantes. Organizações e entidades foram convidadas a apresentar textos com contribuições ao tema.

Sobre o projeto

O projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital está sendo elaborado de forma conjunta entre a FAP-DF, a Funab e o Cebraspe. A iniciativa visa a realização de estudos que irão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal com vistas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride. Confira mais informações no seguinte site.

Funab

A criação da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) foi autorizada pela Lei nº 5.141, de 31 de julho de 2013. Ela materializa o esforço de constituição e ampliação de uma política de educação superior pública em nível distrital, colocando a instituição na qualidade de mantenedora dessa oferta, com a finalidade de ministrar educação superior, desenvolver pesquisas e promover atividades de extensão universitária. A atuação da Funab se orienta a partir das necessidades do DF/Ride e prioriza a inclusão daquelas localidades com menor acesso à educação superior pública.

Confira mais em: http://www.funab.se.df.gov.br/

FAP-DF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública. Sua missão é promover a interlocução entre os diferentes setores da sociedade para desenvolver o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação regional e encontrar soluções efetivas para as principais demandas do DF. Para o cumprimento dessa missão, a Fundação fomenta projetos de pesquisa, empreendedorismo inovador, soluções tecnológicas por meio de editais públicos, em parceria com instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, além de apoiar projetos inovadores que visam o desenvolvimento do Distrito Federal.

Confira mais em: http://www.fap.df.gov.br/ 

Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é uma instituição sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico e institucional por meio da realização de estudos, pesquisas, programas e projetos nas áreas de avaliação, certificação e seleção. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma organização agregadora, capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país em todas as suas áreas de atuação. Por meio de suas avaliações e pesquisas, fornece informações enriquecedoras para o desenvolvimento das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Saiba mais sobre o Cebraspe em https://www.cebraspe.org.br/.

Serviço

Seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal.

Quando: Terça-feira, 20 de abril

Horário: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h

Inscrições: https://projetoundf.com.br/inscricao/

Programação completa: https://projetoundf.com.br/programacao/

Contato: Alan Resah – Assessoria de Imprensa Funab – (61) 98292-8194.

*Com informações da Funab

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA