Tecnologia

O que é eSIM e as vantagens do chip virtual

Publicado

em

Um eSIM é uma versão digital do chip SIM físico, ambos servem para identificar, controlar e armazenar informações em seu dispositivo para fornecer conexão de rede. O eSIM, por sua vez, pode ser programado remotamente por meio de software e está integrado aos smartphones mais novos – o que significa que você não precisaria comprar um novo chip se quisesse trocar de dispositivo ou de operadora.

O SIM integrado, também conhecido como eSIM – como o nome sugere, trata de um chip incorporado ao smartphone, e que não pode ser removido. Ele desempenha a mesma função de um SIM tradicional, exceto pelo fato de ser programável e fisicamente conectado, por meio de solda, à placa-mãe do smartphone.

É provável que seu dispositivo móvel já tenha um cartão eSIM, visto que a tecnologia está se tornando padrão. Sendo assim, os principais fabricantes de dispositivos móveis produzem e comercializam smartphones com eSIM, ainda que nem todos os modelos disponíveis no mercado sejam compatíveis com a tecnologia mais recente.

Muitos usuários se assustam com o fato de que o eSIM é soldado ao smartphone, pois parece uma desvantagem não poder trocar de chip fisicamente. Entretanto, a tecnologia eSIM, na verdade, torna a troca de chips ainda mais fácil – pelo menos em teoria.

Por exemplo, ao viajar para o exterior usando celulares com chips SIM tradicionais, você pode fazer uma troca pelo chip de outra operadora para obter cobertura local, evitando as taxas de itinerância (roaming) da sua operadora principal.

Da mesma forma, caso você queira trocar de operadora local, mas manter seu número, um chip SIM pode ser retirado facilmente, e substituído por um novo em segundos. Logicamente, a primeira impressão pode ser a de que isso é impossível com um eSIM

.

No entanto, com um eSIM, em vez de precisar ir até uma loja física da operadora para pegar um novo chip, você pode fazer a troca diretamente no seu telefone, inserindo informações da sua operadora – geralmente apenas escaneando um QR code com a câmera do smartphone.

Se você estiver usando um telefone Dual SIM com um cartão SIM físico e um eSIM, como um iPhone ou Google Pixel, também é possível transferir suas informações do SIM físico diretamente para o eSIM. Além disso, o iOS e o Android fornecem ferramentas para tornar esse processo rápido e fácil, nos dispositivos com a tecnologia você encontra opções de configuração do eSIM, além de poder alternar entre linhas e operadoras, e gerenciar suas contas.

 

Comentários do Facebook

Educação

Everest Digital ajudará governo a formar jovens na área de TI

Publicados

em

Parceria com o governo de Goiás objetiva reduzir a evasão de alunos nos cursos técnicos e ajudar na colocação de jovens no mercado de trabalho de tecnologia

A Everest Digital, empresa do Grupo Soluti, é a primeira a fechar parceria com o governo de Goiás num projeto pioneiro de oferta de estágios e residências na área de tecnologia para alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A iniciativa ajudará a resolver a carência de mão de obra especializada na área de Tecnologia da Informação (TI) em Goiás e dará aos alunos a perspectiva de ingressarem em um mercado de trabalho que tem salários atrativos e diversas possibilidades de crescimento profissional.

Com sede em Goiânia (GO), a Everest Digital passará a acolher os jovens participantes do programa de estágios e residências tecnológicas a partir de 2024. Os alunos terão acessos às mais novas tecnologias disponíveis no mercado, nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, ciência de dados, inteligência artificial, cibersegurança, e certificação digital, entre outras.

Para o CEO da empresa, Gleysson Araújo, a parceria com o governo de Goiás tem potencial para se tornar referência nacional. “Trata-se de um projeto importante para dar orientação profissional antecipada aos jovens estudantes. Feito de forma estruturada, para capacitarmos novos talentos na área de tecnologia. Quanto mais jovens nós mantivermos na trilha dos estudos, mais mão de obra preparada teremos neste mercado, que cresce e contrata cada vez mais”, ressalta.

“Temos um trabalho intenso e bem estruturado de capacitação dos jovens que contratamos. Eles passam por treinamentos que têm como foco as mais novas tecnologias e acabam crescendo dentro da Everest e de todo o Grupo Soluti”, explica Gleysson Araújo. Ele frisa que a ideia da parceria com o governo de Goiás surgiu em uma conversa com o vice-governador Daniel Vilela sobre a importância da capacitação profissional e as oportunidades que o mercado de tecnologia oferece aos jovens.

“Temos escolas em perfeitas condições, e também as Escolas do Futuro, que têm quase R$ 10 milhões em equipamentos de alta qualidade, cada uma. Apostamos na tecnologia para qualificar nossos jovens e prepará-los para o futuro”, afirma Daniel Vilela.

Mercado de trabalho

Sobre a perspectiva dos alunos conseguirem colocação no mercado de tecnologia, Gleysson Araújo cita o exemplo da Everest Digital. A empresa tem lidado com uma demanda crescente de contratação de mão de obra bem treinada, mas encontrado dificuldades de preencher todas as vagas disponíveis.

“Acreditamos que vamos seguir com a contratação da maioria destes jovens que fizerem a residência tecnológica conosco. Possuímos um relacionamento forte com outras grandes empresas de tecnologia, que também precisam de mão de obra qualificada, e vamos apoiar essa iniciativa indicando os demais jovens que passarem pelo programa”, afirma.

A parceria entre a Everest Digital e o governo de Goiás ajudará a prevenir a evasão de alunos dos cursos técnicos criados recentemente pelo Estado. “Muitas vezes, por estar distante da vivência prática do uso profissional da tecnologia, o jovem acaba desistindo de continuar a capacitação profissional. Além disso, os estágios e as residências tecnológicas fortalecem a capacitação destes jovens, que poderão ver na prática tudo que aprenderam na sala de aula, com apoio e supervisão de profissionais com muita experiência em tecnologias de ponta”, enfatiza o CEO da empresa.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA