Minas Gerais

Semana de Acolhimento promove aproximação entre escola, alunos e comunidade escolar

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Desde 8/3, data em que começou o ano letivo de 2021, de forma remota, as escolas da rede pública estadual de ensino estão promovendo a Semana de Acolhimento. O objetivo da iniciativa foi fazer com que as unidades de ensino promovessem atividades de acolhimento dos alunos e desenvolvessem ações de estreitamento dos laços com a comunidade escolar, além de permitir a identificação dos estudantes com as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Na Escola Estadual Coronel Pacifico Faria, no município de Pedra Azul, os estudantes conheceram, de forma remota, a equipe da escola e ficaram sabendo das melhorias que estão sendo feitas na infraestrutura da unidade de ensino. Além disso, falaram sobre as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, como conta a diretora Mariela Alves Lopes Fernandes.

“Para cada dia da semana, tivemos uma atividade previamente organizada. Foram momentos de motivação e de conversa. A nossa escola está em reforma do espaço físico. Fomos contemplados pelo programa Mãos à Obra e eu quis mostrar isso para os alunos”. Ela comentou que o momento também foi de votação dos nomes das turmas e dos representantes de classe.

Mariela destaca a importância da realização da Semana de Acolhimento. “Na nossa escola sempre trabalhamos com acolhimento. Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e os componentes curriculares são importantes para o conhecimento organizado, mas nada disso é possível se a gente não estiver próximo do nosso aluno. É uma semana de sensibilização, em que instigamos no estudante a vontade de aprender”, conclui.

Na Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, em Cachoeira de Minas, a diretora Eliane Janaina de Paula Campos também aposta na Semana de Acolhimento como uma ação importante para estimular o aprendizado. “As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo aproximar, criar e fortalecer vínculos entre estudantes, professores e familiares, mesmo que remotamente. Consideramos o acolhimento com uma prática pedagógica muito importante, pois um ambiente acolhedor e afetuoso exerce grande influência na aprendizagem”, ressalta.

Alunos apoiam a iniciativa

Na Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva, no município de Pouso Alegre, foi realizada uma live que contou com a participação de professores e alunos. O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 foram algumas das ferramentas apresentadas. A aluna do 1º ano do ensino fundamental, Rebeca Ferreira Guedes, iniciou seus estudos na escola este ano e, depois da Semana de Acolhimento, está ansiosa para o início das atividades. “Eu tenho a apostila e a professora encaminha tudo pelo grupo. Ela contou para todos que o ano vai ser muito legal e a minha expectativa é que realmente seja muito bom”, revela.

A aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Lessa, no município de São Miguel do Anta, Letícia Fialho Lopes aprovou as ações realizadas pela unidade de ensino durante a Semana de Acolhimento. “Com essas atividades diferenciadas, os alunos podem ter ainda mais contato com os professores e colegas, mesmo sendo de forma remota”. A estudante também falou sobre a expectativa para o ano letivo. “São as melhores possíveis. A escola disponibilizou vários recursos novos que nos deixaram ainda mais motivados a estudar”, afirma.

Ano letivo de 2021

Passada a Semana de Acolhimento, a partir da próxima segunda-feira (15/3), as escolas e estudantes iniciarão as atividades focadas nas ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.

Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) já estão disponíveis para baixar, gratuitamente, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Os estudantes que não têm acesso à internet receberão as apostilas impressas, da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

Os alunos da rede também poderão acompanhar as teleaulas do Se Liga na Educação. A exibição do programa acontece das 7h30 às 12h30, pela Rede Minas ou pelo canal do youtube da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Outra ferramenta que os estudantes terão acesso no ano letivo de 2021 é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. O app já pode ser baixado na Google Play Store e segue com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para o uso das funcionalidades.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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