Distrito Federal

Semana cultural do Centro de Juventude

Publicado

em


Uma semana cultural criada para apresentar o processo de evolução dos participantes das oficinas de teatro dos centros de Juventude (CJs) do DF é a atração que a Secretaria da Juventude (Sejuv) promove, por meio da mostra Casulo, em cartaz desta segunda (14) até sexta-feira (18). Os trabalhos serão exibidos pelo canal do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap) no Youtube  sempre às 15h – com exceção do último trabalho, que terá uma exibição extra às 20h de sexta-feira.

Construída sobre um ambiente sensível e de proteção, a mostra foi organizada pelo professor Adilson Diaz, reunindo 51 alunos das oficinas de teatro. Funciona como uma vitrine para que os participantes mostrem seus trabalhos e coloquem em prática as atividades elaboradas em sala durante os módulos.

Módulos

O Módulo I apresenta um estudo sobre a obra Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Cada aluno escolheu a cena de que mais gostou da peça e, a partir desse ponto, criou seu vídeo. O resultado final é o projeto Fragmentos de Shakespeare.

Artes: Sejuv

No Módulo II,  o repertório de obras e autores foi mais abrangente ao investigar peças nacionais e internacionais, para, posteriormente, estudar os monólogos e projetar a cena a partir do espaço doméstico.

Já no Módulo III, o percurso adotado foi a criação de um roteiro original com 15 personagens envolvidos na mesma narrativa, como um projeto voltado para o cinema. Por meio de pesquisa sobre filmes que tivessem a mesma estrutura, o episódio piloto recebeu o título de Gênesis.

Por fim, o Módulo IV, CeinCena, mergulhou em obras pré-selecionadas que, após debates e estudos, tiveram uma temática definida. Cada integrante do grupo voltou o olhar para seu cotidiano e trouxe um vídeo para compor o projeto final, nomeado Manifesto.

“Chegar aqui só foi possível porque sempre contamos com um time que não deixou a energia cair”, explica Adilson Diaz. “Casulo sintetiza o poder da nossa conexão; acreditamos que a nossa conexão foi e é fundamental para vencermos esse ano. Acreditamos que não há resultado sem trajetória, e que as conquistas só são gratificantes se tivermos com quem partilhar. O maior desejo com a Casulo é fechar 2020 com muito amor, arte e mostrar que, mesmo com muitas adaptações e desafios, nada será mais forte que a vontade de continuar.”

Centros da Juventude

Mesmo durante a pandemia, os CJs não interromperam as atividades. Respeitando todas as medidas de segurança previstas, as aulas foram adequadas para a modalidade on-line e uma série de programas, rodas de conversa, lives, entre outras atividades, passaram a integrar a rotina de professores e alunos.

Durante esse período, alguns encontros pontuais ocorreram dentro dos CJs para entrega de certificados dos cursos e oficinas. Respeitando as medidas de segurança, o secretário de Juventude, Kedson Rocha, e o deputado Rodrigo Delmasso participaram desses eventos.

“O ano de 2020 foi muito desafiador para todos nós”, pontua Kedson Rocha. “Confesso que ver a dedicação desses jovens é uma verdadeira injeção de ânimo para a gente continuar trabalhando em prol da juventude do Distrito Federal. Nos deparamos com verdadeiros talentos e uma sensibilidade tremenda por parte dos alunos e do professor Adilson. Tenho certeza que, com a Casulo, não será diferente, e mais uma vez reforço o compromisso da Sejuv em promover dignidade e espaço de fala para os jovens do Distrito Federal.”

Para conhecer a programação da Casulo, acesse https://bit.ly/2LriWsO.
Após as exibições, haverá bate-papo no zoom: https://us02web.zoom.us/j/89519922478.

* Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA