Geral

Seis quilômetros de calçadas para o Jardim Botânico

Publicado

em


E o ano no Distrito Federal não poderia começar diferente, com obras espalhadas por todos os lados. No Jardim Botânico, desde o final de novembro de 2021, a região vem sendo beneficiada com novas calçadas. Outras tantas estão sendo reformadas.

A construção e a reforma de calçadas no Jardim Botânico fazem parte de um pacote de serviços para melhorar a acessibilidade da região | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

São aproximadamente 6 km de passeio em locais como Avenida Comercial – principal via da região administrativa -, Estrada do Sol, Dom Bosco e Avenida do Sol. Há pelo menos 17 anos, a comunidade local esperava pela demanda.

Trechos de calçamento também estão sendo executados nos setores Altiplano Leste, Habitacional Jardim Botânico 3 e Jardins Mangueiral, somando R$ 750 mil de investimentos vindos de emendas parlamentares dos distritais Daniel Donizet e Robério Negreiros, além de verba da própria administração local.

“Achei ótimo ver o governo trabalhando no primeiro dia útil do ano em prol da comunidade local. Essa calçada será ótima, mais uma opção segura para fazer cooper”Vilma de Araújo Ramos, moradora

De acordo com a Administração Regional do Jardim Botânico, cerca de 30 mil moradores serão beneficiados com as obras. As ações fazem parte de um pacote de serviços para melhorar a acessibilidade da região. “São obras realizadas pensando no bem-estar da população”, destaca o administrador da cidade, Janio Rodrigues dos Santos, que enumera os trabalhos feitos: “Calçadas com acessibilidade, proporcionando maior segurança e comodidade aos usuários e garantindo maior mobilidade para quem as utiliza. Também não deixa de ser uma forma de incentivar a ocupação dos espaços urbanos, com segurança e de forma saudável”.

Ao todo, 30 homens trabalham em vários pontos do Jardim Botânico. Nesta semana, o passeio da Avenida Comercial começou a receber concretagem. Foram mais de 60 toneladas de concreto despejado no local. Seis homens concentraram os serviços no trecho de mais de 2 km de extensão e 1,5 m de largura.

Para o funcionário púbico Cézar Guimarães, as ações executadas na cidade representam qualidade de vida

“Comecei o ano com uma caminhada básica e nem tinha percebido as obras direito”, comenta a psicóloga aposentada Vilma de Araújo Ramos, 65 anos, há 28  moradora do Jardim Botânico. “Achei ótimo ver o governo trabalhando no primeiro dia útil do ano em prol da comunidade local. Essa calçada será ótima, mais uma opção segura para fazer cooper.”

Para o funcionário púbico Cézar Guimarães, 59 anos, a reforma e a construção de novas calçadas na cidade representam qualidade de vida. “Já tem um bom tempo que venho acompanhado essa obra, era necessário porque a calçada antiga aqui da Avenida Comercial estava toda trincada, era até perigoso para o pessoal fazer caminhada”, observa.

Moradora do Jardins Mangueiral, Uélida Martins de Souza, 47 anos, agradece as calçadas construídas no setor. Comenta que são obras de mobilidade e acessibilidade importantes para os cadeirantes. “Esse pessoal será beneficiado com certeza, vai trazer mais dignidade”, avalia. “Precisamos de calçadas para nos deslocarmos com segurança”.

Presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, Uedson Barros Cruzeiro salienta a importância desse tipo de serviço para idosos e pessoas com deficiência. “São as mais prejudicadas com calçadas malplanejadas, são obras de relevância ímpar para a mobilidade nos bairros da cidade, pois são elas que nos conduzem ao trabalho, para nossa casa”, pondera.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA