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Seis novos programas sociais para superar a pobreza no DF

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De uma vez só, o Governo do Distrito Federal (GDF) implementou seis programas de transferência de renda. Juntas, as iniciativas integram o Plano DF Social e têm foco na superação da pobreza. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (17) em solenidade no Palácio do Buriti e contou com a presença de diversas autoridades e lideranças comunitárias.

“Não podemos esquecer o social. A pandemia estabeleceu uma nova e difícil realidade para as famílias mais vulneráveis do DF”Governador Ibaneis Rocha

O Plano DF Social é composto pelos programas DF Social, DF Brincar, Incentiva DF, Agentes da Cidadania, Agentes de Cidadania Ambiental e DF Alfabetização. Durante a sanção do plano, o governador Ibaneis Rocha explicou que os programas sociais foram lançados para levantar a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade no DF.

“Não podemos esquecer o social. A pandemia estabeleceu uma nova e difícil realidade para as famílias mais vulneráveis do DF. Com essa preocupação, o Estado tratou de implementar ações para não desamparar o cidadão, principalmente aqueles que mais precisam”, enfatizou.

No evento desta sexta-feira, o governador Ibaneis também sancionou as leis que instituíram o Cartão Gás e o programa Prato Cheio como política permanente de Estado, com força de lei. Os dois textos encaminhados pelo GDF foram aprovados, nesta semana, no plenário da Câmara Legislativa.

Em solenidade no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha lançou os seis novos programas e sancionou lei que torna o Cartão Gás e o Prato Cheio política permanente de Estado | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Os programas sociais de segurança alimentar e nutricional da Sedes foram instituídos emergencialmente por conta da pandemia da covid-19. “Temos 40 mil famílias recebendo o Cartão Prato Cheio. Famílias que passaram a ter o poder de compra, de decidir o que seus filhos vão comer. Isso é dignidade”, enfatizou o governador.

“Esse auxílio (DF Brincar) vai estimular que mais famílias participem do programa Criança Feliz Brasiliense. Então, damos oportunidade igualitária para as que vivem em vulnerabilidade social”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Entenda os novos programas

DF Social – O benefício consiste na concessão de auxílio financeiro, em parcelas sucessivas mensais, no valor de R$ 150 cada, a ser creditado em nome do responsável familiar definido no Cadastro Único, sendo preferencialmente mulheres.

Os requisitos são estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, ser correntista do BRB e morar no DF.

Têm prioridade famílias que eram beneficiárias do Programa DF Sem Miséria em outubro de 2021 e que não atinjam renda familiar per capita mensal de R$ 140,00, enquanto mantida esta condição; famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças até 6 anos; famílias com crianças até 6 anos; famílias com pessoas com deficiência ou com pessoas idosas; e pessoas em situação de rua.

“Cada um desses programas foi pensando com o intuito de fortalecer às famílias. A pandemia da covid-19 afetou diretamente a renda das pessoas, em especial aquelas em vulnerabilidade. Então, o plano vem para amenizar, de alguma forma, essa situação”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Incentiva DF – É um benefício no valor de R$ 200, destinado a adolescentes de 15 a 18 anos incompletos, inseridos no Cadastro Único, com o objetivo de promover a autonomia social e a construção de um projeto de vida.

DF Alfa – Vai conceder benefício de R$ 60 a famílias com pessoas em idade superior a 15 anos e que estiverem inscritos e frequentando o Primeiro Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Programa Brasil Alfabetizado no âmbito do DF (DF Alfabetização).

DF Brincar – É a transferência direta de renda no valor de R$ 100 mensais, destinado às famílias integrantes do Programa Criança Feliz Brasiliense. Cada família participante do programa poderá receber no máximo de três bolsas, simultaneamente.

“É na primeira infância que se trabalha a parte emocional, cognitiva e desenvolvimento intelectual das crianças. Esse auxílio vai estimular que mais famílias participem do programa Criança Feliz Brasiliense. Então, damos oportunidade igualitária para as que vivem em vulnerabilidade social”, destaca a secretária Mayara Rocha.

Agentes da Cidadania – Iniciativa que visa fortalecer a inclusão social e produtiva da mulher em situação de vulnerabilidade. O principal requisito é ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. O programa tem duração de 12 meses e concede uma bolsa mensal R$ 300 a uma mulher por família.

Agentes de Cidadania Ambiental – No valor de R$ 300, o auxílio é destinado a catadores de material reciclável que exerçam esta atividade laboral como principal ocupação para a manutenção de suas famílias no DF.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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