Minas Gerais

Seed inicia avaliação dos inscritos para edição especial do programa

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Após encerrar o período de inscrição para a Edição Especial do Seed, o Governo de Minas, inicia, agora, a fase de seleção dos candidatos. A equipe técnica escolherá 60 participantes desta rodada, sendo que, do total, 54 iniciativas serão direcionadas para resolver gargalos públicos existentes. O resultado será divulgado em 5/4/2020.

Ao todo, 244 startups participam do processo. Segundo o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Pedro Vaz, o número de inscritos superou a expectativa porque o programa especificou o perfil das startups procuradas para sanarem os desafios. 

“Essa edição especial sofreu muitas mudanças, desde a exigência de CNPJ até o contexto da pandemia, que nos impediu de ir às cidades, fazendo corpo a corpo para divulgar a rodada”, afirma Pedro Vaz. De acordo com o secretário adjunto da Sede, Fernando Passalio, a mudança estrutural do programa atende à necessidade do Governo do Estado de trabalhar pontos sensíveis para uma gestão eficiente. 

“Criamos critérios de seleção como: relevância para a política de desenvolvimento econômico; impacto no setor produtivo; aderência à política governamental; e factível de solução no ecossistema de inovação”, explica Passalio.

Desafios

Os desafios que mais receberam propostas foram os números 27 e 28, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com 16 e 18 inscritos, respectivamente. Um deles procura soluções para coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turista, sua experiência em Minas Gerais e sobre potenciais turistas para embasar políticas públicas. O outro é sobre melhorar a acessibilidade no turismo de forma eficiente e eficaz por meio da comunicação com o turista.

Outro desafio que também recebeu 18 inscritos foi o da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que propõe a promoção de assistência técnica e de expansão rural digital eficiente. O objetivo é que essas mudanças possam ser avaliadas qualitativamente, com agilidade no atendimento ao agricultor familiar e economia do Governo do Estado. Um único desafio não recebeu propostas.

Cinco países e 15 estados 

Os inscritos nos desafios são de cinco países: Brasil, Inglaterra, México, Suécia e Estados Unidos. No Brasil, 15 estados foram representados por startups, sendo: Minas Gerais, com o maior número de inscritos, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Metodologia de aceleração 

A sexta edição do Seed passou por uma reformulação em pontos-chave da estrutura. Um deles é a metodologia de aceleração que permitirá ainda mais interação, networking e acessibilidade aos conteúdos.

Nesta rodada, o processo de aceleração será virtual e contará com a presença de agentes de conexão voltados exclusivamente para unir as startups aos principais players de suas respectivas áreas de atuação. Durante seis meses, as startups ficarão imersas em um ambiente dinâmico, voltado para conexões estratégicas.

Entre as práticas previstas estão mentorias personalizadas, lives com importantes agentes do ecossistema, meetups, difusão e diversas outras ações que vão contribuir para o fortalecimento das startups aceleradas.

Os dois primeiros meses serão focados no desenvolvimento dos negócios como um todo, no estabelecimento de conexões e na preparação para a banca de corte que ocorrerá no final desse período, reduzindo de 60 para 40 startups a serem aceleradas.

Nos quatro meses seguintes, a aceleração prosseguirá com o desenvolvimento dos negócios. Nessa fase, será dado um enfoque ao estabelecimento de conexões e à aplicação da solução desenvolvida pelas startups participantes.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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