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Sedes exibe em evento inovações de sucesso durante a pandemia

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As inovações do sistema de gestão de demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as ações socioassistenciais vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram apresentadas na quarta-feira (9) no evento on-line “Diálogos Estaduais sobre Proteção Social Básica”, promovido pelo Ministério da Cidadania. O objetivo foi apresentar experiências sobre o atendimento no contexto da pandemia de covid-19. Participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e de órgãos correlatos dos estados do Centro-Oeste.

Servidores da Sedes apresentam inovações implementadas pela secretaria no período de pandemia | Foto: Divulgação/Sedes

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social apresentam inovações do sistema de gestão de demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as ações socioassistenciais vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) neste período de pandemia | Foto: Divulgação/Sedes

“O serviço de convivência tem a característica de ser desenvolvido em grupos. Tínhamos que pensar e dar uma resposta rápida que permitisse a oferta do serviço diante de um contexto tão atípico! ” É assim que o diretor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Clayton Andreoni Batista, resume o desafio enfrentado na pandemia.

Segundo ele, nos 17 Centros de Convivência, nos 5 Cras que executam o serviço e nas 18 organizações parceiras, inicialmente houve a suspensão do serviço, com a garantia de alimentação ao público atendido. Mas, em seguida, foram criados protocolos adequados para o atendimento.

Grupos de WhatsApp, ferramentas de videoconferência e lives passaram a fazer parte do dia a dia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Nós estamos trazendo essas perspectivas para grupos de adolescentes, de crianças, de idosos…”, explica Clayton Andreoni.

“Quem estava na frente da fila nem sempre era quem era a prioridade. Uma pessoa idosa, uma gestante, dificilmente ficava em primeiro na fila”Delma Pereira, diretora de Atenção Integral às Famílias

Um Plano de Ação Específico para cada unidade foi elaborado considerando o cenário epidemiológico, as realidades locais e recursos disponíveis, o perfil e interesse dos usuários atendidos, os protocolos de segurança vigentes e as recomendações nacionais para a garantia de manutenção das ofertas socioassistenciais no contexto da pandemia, além das modalidades de atendimento implementadas.

Módulo de Gestão de Demandas

A diretora de Atenção Integral às Famílias, Delma Pereira Borges, compartilhou durante o evento on-line a experiência de implantação do Módulo de Gestão de Demandas do Sistema Integrado de Desenvolvimento Social. Os 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) passaram a atender de acordo com um agendamento solicitado pelo número 156 ou no site da Sedes.

A experiência havia sido iniciada ainda em 2018 no Cras de Itapoã para organizar a prioridade nas filas. “Quem estava na frente da fila nem sempre era quem era a prioridade. Uma pessoa idosa, uma gestante, dificilmente ficava em primeiro na fila”, relata a servidora. O agendamento permite elencar as prioridades. Com a pandemia, o sistema foi ampliado para toda a rede de proteção social básica. “Atualmente, o sistema consegue captar todas as pessoas do DF que solicitam algum atendimento da assistência social”, diz Delma Pereira.

A análise dos dados permite também um diagnóstico mais detalhado da demanda por serviços de assistência social no DF, o que possibilita assessorar a gestão na hora de decidir onde instalar uma nova unidade de atendimento. “Trouxe uma melhoria e uma inovação para a gestão”, explica a servidora. A expectativa é a de que o Módulo de Gestão de Demandas se mantenha ativo, mesmo após o fim das restrições impostas pela pandemia.

*Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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