Geral

Secretários estaduais de Educação se reúnem em Brasília

Publicado

em


“É preciso que estejamos unidos em prol do objetivo de resgatar as aprendizagens dos nossos estudantes”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) esteve reunido nesta quarta-feira (8) em Brasília. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou do encontro, no qual o colegiado elegeu financiamento, evasão e recuperação das aprendizagens como os principais desafios para 2022, além da implementação do Novo Ensino Médio.

“O Distrito Federal é a única unidade da Federação responsável pela educação da creche ao ensino superior. Mas os problemas que existem são comuns a todas as secretarias. E é preciso que estejamos unidos em prol do objetivo de resgatar as aprendizagens dos nossos estudantes”, defendeu Hélvia Paranaguá, ao falar sobre as perdas educacionais geradas a partir da pandemia e o cenário para o próximo ano.

Fotos: Álvaro Enrique/Ascom SEEDF
No encontro, o colegiado elegeu financiamento, evasão e recuperação das aprendizagens como os principais desafios para 2022, além da implementação do Novo Ensino Médio | Fotos: Álvaro Henrique/Ascom SEEDF

Agenda da Aprendizagem

A programação começou com uma retrospectiva das atividades do colegiado em 2021. Também foi apresentado um balanço das ações dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem, que acontece por meio de frentes de trabalho envolvendo os estados e municípios. O objetivo é elaborar diagnósticos e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela educação básica pública.

“Discutimos hoje assuntos relevantes para a educação brasileira e o principal deles foi o debate sobre o Novo Enem”Vítor de Ângelo, presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo

A agenda é uma iniciativa conjunta do Consed, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

No final da manhã, foi feita uma apresentação do superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, também sobre o cenário para a educação em 2022. Entre os pontos de atenção elencados por ele, estavam os que o Consed apontou como prioritários – a recuperação das aprendizagens, a evasão escolar, o financiamento da educação e o Novo Ensino Médio.

Novo Enem

“Discutimos hoje assuntos relevantes para a educação brasileira e o principal deles foi o debate sobre o Novo Enem. Há várias propostas sobre a mesa, há um parecer aprovado recentemente pela comissão responsável no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE). O Consed é um ator muito relevante nesse processo e sua opinião deve contar muito neste momento de definição de como será o Novo Enem”, avaliou o presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo, Vítor de Ângelo.

O objetivo da reunião do Consed é elaborar diagnósticos e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela educação básica pública

Ele observou que a reunião fechou o ciclo de 2021, um ano difícil até para a realização de encontros presenciais dos secretários. “Mesmo assim, o Consed conseguiu desempenhar seu papel com protagonismo, apresentando soluções para os desafios da educação neste ano de pandemia e conseguiu também planejar o foco para 2022”, completou.

Na reunião, houve uma discussão com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A diretora substituta da secretaria, Joelma Kremer, apresentou a proposta da Setec para o Novo Enem, considerando o itinerário da Educação Profissional e Técnica.

No período da tarde, o debate sobre o Novo Enem prosseguiu com a participação remota da presidente do CNE, Maria Helena Guimarães, e do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. O Exame Nacional do Ensino Médio terá alterações, a partir de 2024, por força da implementação do Novo Ensino Médio.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA