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Saúde recebe doação de celulares para ajudar na vacinação

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A Secretaria de Saúde recebeu a doação de 87 smartphones para uso pelas equipes vacinadoras nos pontos de vacinação. A doação é fruto da campanha Unidos pela Vacina, uma parceria do projeto Mulheres do Brasil com o Instituto Brasal. Os aparelhos – recebidos nessa terça-feira (22) – serão patrimoniados e distribuídos nas unidades.

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Os aparelhos doados pela campanha Unidos pela Vacina vão apoiar o processo de informatização da Secretaria de Saúde ao acelerar as informações do ponto de vacinação para a Atenção Primária | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, enfatizou a importância das parcerias com a rede pública de saúde, especialmente no campo tecnológico, no momento atual de pandemia. “Estamos vivendo um momento de inovação e quando entramos numa ‘guerra’ como essa, nós já sabíamos que iríamos precisar de novas opiniões e outros conhecimentos por se tratar de uma doença nova, então todo conhecimento e toda ajuda são bem-vindos”, afirma.

Os aparelhos contribuirão no processo de informatização acelerando as informações do ponto de vacinação para a Atenção Primária. Os projetos Unidos pela Vacina e Mulheres em Movimento mapeiam as áreas que julgam necessitarem de ajuda e contam com a parceria do Instituto Brasal.

O movimento Unidos pela Vacina já reúne, em todo o país, mais de 3 mil pessoas entre empresários, artistas, atletas, cientistas, representantes de entidades setoriais, instituições, associações, comunidade e ONGs, ligadas por um único propósito: tornar viável vacinar todos os brasileiros.

O Conselho de Regional de Administração do Distrito Federal doou à Saúde oito caixas térmicas para armazenamento e conservação das vacinas bem como seu transporte aos pontos de vacinação

Daniella Hollanda é líder da frente DF do movimento voluntário Unidos pela Vacina e fala que as ações do projeto são direcionadas com base em mapeamentos para reconhecer as necessidades fundamentais de cada região e, assim, apresentar soluções para os problemas identificados. Segundo Daniella, o item foi elencado como prioridade para a atual situação de saúde do Brasil e do Distrito Federal.

Rita Viana é presidente do Instituto Brasal e uma das parceiras do projeto Unidos pela Vacina. Segundo ela, o instituto sempre esteve ao lado das comunidades buscando ações que impulsionem e desenvolvam os indivíduos.

“Nesse momento atípico que ainda enfrentamos, todo apoio é fundamental. Em cada ação nossa, há a participação de todos os colaboradores, que sempre valorizam e contribuem na nossa trajetória de gestão de excelência e humanizada”, afirma.

A madrinha do projeto em Brasília é a empresária Janete Vaz, do grupo Sabin, que endossa o objetivo do projeto em fazer com que a vacina possa chegar ao braço do brasileiro o mais rápido possível. “O nosso papel é influenciar esses empresários para que eles possam contribuir com esse projeto, que é maravilhoso, o nosso desejo que é que as pessoas possam se vacinar o mais rápido possível com qualidade e com segurança”, considera.

Além da doação dos aparelhos celulares, o Conselho de Regional de Administração do Distrito Federal (CRA) doou à Secretaria de Saúde oito caixas térmicas para o armazenamento e conservação das vacinas bem como seu transporte aos pontos de vacinação.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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