Distrito Federal

Saúde orienta hotéis sobre prevenção a doenças transmissíveis

Publicado

em


Cinco hotéis da capital federal que irão hospedar as delegações que participarão de jogos da Copa América no Distrito Federal receberam a visita técnica de profissionais das vigilâncias Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador. Os profissionais da Secretaria de Saúde orientaram os funcionários desses estabelecimentos sobre a prevenção das doenças transmissíveis, com ênfase para a covid-19.

O intuito da ação é monitorar todos esses trabalhadores para prevenir quaisquer infecções, além de manter o DF sob constante vigilância| Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Os trabalhadores desses hotéis deverão ser cadastrados numa lista a ser enviada à Vigilância Epidemiológica para que ocorra um monitoramento por um período de 14 dias posteriores à data final do evento.

“O papel da equipe da Vigilância Epidemiológica é monitorar e dar respostas oportunas às situações de risco e de emergência de saúde pública, no intuito de mitigar, eliminar ou controlar risco à saúde da coletividade”Rosângela Ribeiro, farmacêutica e subgerente da Gerência Epidemiológica de Campo

O objetivo da visita técnica é orientar os profissionais que atuam nos hotéis sobre os cuidados e prevenção ao coronavírus e outras doenças transmitidas por vírus e bactérias, tanto para os hóspedes, como para os funcionários que prestarão os serviços durante esse período. O intuito da ação é monitorar todos esses trabalhadores para prevenir quaisquer infecções, além de manter o DF sob constante vigilância.

Durante a visita técnica, a farmacêutica e subgerente da Gerência Epidemiológica de Campo, Rosângela Ribeiro, orientou sobre os cadastros e esclareceu eventuais dúvidas. Também foram distribuídos folders com informações sobre as doenças viróticas e bacterianas, com os telefones de contato do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs), além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“O papel da equipe da Vigilância Epidemiológica é monitorar e dar respostas oportunas às situações de risco e de emergência de saúde pública, no intuito de mitigar, eliminar ou controlar risco à saúde da coletividade”, explica.

O ponto focal para o monitoramento e a consolidação das informações relacionadas às doenças ou agravos de notificação compulsória durante a Copa é o Cievs, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA