Cidades

Saúde: o que abre e o que fecha no feriado de N. Sra. de Aparecida

Publicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informa que os atendimentos da rede estadual aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão horários alterados, nesta quarta-feira (12), em função do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. Atendimentos de urgência e emergência seguirão em funcionamento nos hospitais estaduais. A totalidade dos serviços retorna aos horários convencionais de funcionamento na quinta-feira (13).

Em Goiânia, estarão abertos para atendimentos de urgência e emergência os Hospitais Estaduais de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da Mulher (Hemu), e de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) – o banco de sangue não fará captações no feriado.

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) terá suspensos os atendimentos ambulatoriais. Mas a Casa de Apoio e Núcleo de Internação vão funcionar normalmente, seguindo o fluxo de recebimento de pacientes via Central de Regulação.

No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) não haverá atendimento ambulatorial, permanecendo os atendimentos 24h no pronto-socorro, enfermaria e UTI. A unidade também manterá intensivo de cirurgias eletivas de pacientes pré-agendados.

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) não fará atendimento ambulatorial, permanecendo normal o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos. O atendimento ambulatorial retorna normalmente na quinta-feira-feira, das 7h às 19 horas.

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) não oferecerá atendimento ambulatorial de consultas e terapias, mas o atendimento ao paciente internado será mantido sem interrupção.

No Hospital de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) estarão em funcionamento os setores Ambulatório de Curativos, Residência Assistencial/UCP e Atendimento Domiciliar. Os demais serviços voltarão ao normal na quinta-feira, das 07h às 19h.

Todas as unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), na capital e no interior, estarão fechadas, com o retorno dos atendimentos na quinta-feira, das 8h às 18h. O agendamento das doações pode ser feito pelo telefone 088 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org. A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) também terá atendimento interrompido no feriado.

A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o (62) 3201-2200.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) também funcionará, em regime de plantão, 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa, aos profissionais de saúde e ao público em geral, orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana de Goiânia, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)  funcionará normalmente, exceto a parte administrativa. O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) manterá em regime de plantão o serviço de emergência, com os atendimentos ambulatoriais previamente agendados realizados, exceto os do ambulatório de escleroterapia, que retoma os atendimentos na quinta-feira, com setores administrativos.

Ainda em Aparecida de Goiânia, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq – Prof. Jamil Issy) manterá, durante 24 horas, o atendimento ambulatorial, atividades do Caps, UAA e demandas de emergência.

Interior

Nas unidades do interior, também manterão os atendimentos de urgência e emergência no feriado os Hospitais Estaduais de Formosa (HEF), de Jaraguá (Heja), Pirenópolis (Heelj), Anápolis (Heana), Santa Helena (Herso), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), Luziânia (HEL), São Luís de Montes Belos (HESLMB), do Centro-Norte Goiano (HCN), no município de Uruaçu.

No Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), não haverá atendimento ambulatorial. As cirurgias agendadas para quarta-feira serão antecipadas, permanecendo normal o atendimento no pronto-socorro. Em comemoração ao Dia das Crianças o HEJ preparou uma programação especial.

As Policlínicas Estaduais de São Luís de Montes Belos, Goiás, Posse, Quirinópolis, Formosa e Goianésia estarão fechadas e voltam a atender, normalmente, na quinta-feira.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA