Geral

Saúde dos trabalhadores é debatida durante oficina

Publicado

em

Com foco na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), foi realizada nesta quinta-feira, 13, uma oficina com o objetivo de garantir o fortalecimento do controle social no Tocantins. O encontro realizado no auditório da Unitins, em Palmas, foi destinado aos conselheiros municipais de saúde e representantes do controle social.

O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tratou de temas como a problematização sobre a organização do controle social em saúde do trabalhador e sua contribuição no processo de construção da PNSTT, a organização da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) no Tocantins, avanços e desafios, formação do Controle Social no Campo da Saúde do Trabalhador e a implementação da CISTT nos territórios, vigilância popular e participativa em Saúde do Trabalhador, além da discussão coletiva e trabalho de grupo para pactuação e criação das CISTT nos municípios.

“Esta é a primeira reunião que se discute a saúde do trabalhador com os Conselhos de Saúde. É uma iniciativa que o Conselho abraçou, e aproveitamos esse gancho para falar de conferência da Saúde do Trabalhador, que será realizada nos 139 municípios. Este é o primeiro passo. A reunião é de grande importância para toda a classe, principalmente do controle social e gestão, trabalhando em prol da sociedade”, explicou o presidente do CES-TO, Mário Benício.

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Perciliana Bezerra, o diálogo com os municípios é fundamental uma vez que, “é o momento de discutirmos amplamente e definirmos prioridades sobre as ações para a saúde do trabalhador e trabalhadora. Mas, para discutirmos a problemática deste evento, é importante conhecermos os dados dos territórios e traçarmos a melhor política para o enfrentamento, além da mudança de comportamento diante dos eventos que acontecem na nossa população”, enfatizou.

O Coordenador da CISTT Nacional, Jacildo de Siqueira Pinho, falou sobre a importância da união de esforços a fim de garantir a qualidade da saúde do trabalhador e trabalhadora. “É uma iniciativa louvável da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, da CISTT Estadual, já que falar sobre saúde do trabalhador e trabalhadora neste período é muito importante, pois estamos saindo de uma pandemia, e estes profissionais da saúde cuidaram de toda a população, de todos os trabalhadores, de todos os usuários do SUS. Neste cenário, a integração é importante para que a Política Nacional venha ser efetivada”, frisou.

Já o Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), Eduardo Bonfim da Silva, enfatizou que “o diálogo com o controle social marca o contexto de transformação nos territórios. Fortalecer essa ação permite a implementação das políticas públicas, permite atuação de promoção da saúde, portanto com essas perspectivas, tanto o DIESAT, tanto o Conselho Nacional de Saúde, tem ido a todos os territórios para provocar esse debate”.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO), Rondinelly da Silva e Souza afirmou que “nós, enquanto representantes dos municípios e que estamos na ponta, sabemos a necessidade de se articular políticas e programas de interesse para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no âmbito do SUS. Tenho certeza de que as contribuições advindas dessa reunião refletirão de fato na sociedade, que é a que mais precisa de atendimento em saúde de qualidade”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Silvanópolis, Raimundo Oliveira de Almeida, considerou que, “este momento é de grande importância, pois tivemos a oportunidade de nos reunir após um longo período de pandemia, e discutir as ações que serão desenvolvidas além da realização da conferência, com foco na saúde do trabalhador”, finalizou.

Oficina tem foco na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e na Política Nacional de Vigilância em Saúde – Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA